Global Game Jam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde janeiro de 2014).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde janeiro de 2014).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde janeiro de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Global Game Jam ou GGJ é um evento mundial criado por Susan Gold em colaboração com Ian Schreiber e Gorm Lai, onde pessoas de todo o mundo podem criar videojogos dentro de 48 horas e a partir de um tema escolhido pela organização. Este evento decorreu pela primeira vez em 2008 e foi inspirado por outras game jams como Ludum Dare ou Indie Game Jam. GGJ tinha sido organizada pela Associação Internacional de Game Developers (IGDA) de 2009-2012. Em 2013 passou a ser organizada por Global Game Jam, Inc. que foi fundada por Zuraida Buter, Dustin Clingman, Elonka Dunin, Susan Gold, Foaad Khosmood, Gorm Lai, Ian Schreiber.

O evento[editar | editar código-fonte]

O primeiro evento decorreu a 30 de Janeiro de 2009 e o tema escolhido foi Enquanto nos tivermos um ao outro, nunca encontraremos problemas. Participaram cerca de 1600 participantes em 23 países e foram produzidos cerca de 370 jogos. Em 2010 o tema foi Enganar e número de participantes aumentou para 4300 com cerca de 900 jogos criados. Em 2011 participaram 6500 participantes em cerca de 44 países e foram criados 1500 jogos e logo no ano seguinte quebraram a barreira dos 10,000 participantes em 46 países com 2100 jogos criados num único fim-de-semana. Em 2013 o número de participantes aumentou de novo para 12,000 participantes em 63 países. Em 2014 o número de países participantes foi de 73 em 485 localizações com 4292 jogos criados.

Funcionamento do evento[editar | editar código-fonte]

O evento funciona geralmente durante 48 horas. Começa numa sexta-feira em 2014 decorreu de 24 a 26 de Janeiro. Nessa tarde de sexta-feira às 17:00h GMT começa o evento e os participantes reúnem-se no local de trabalho onde começam por ver um keynote para aconselhar os participantes em como se devem preparar até ao tema secreto for revelado. Depois do tema ser revelado começa a maratona até domingo às 15:00h onde por essa altura terão de ter colocado todos os jogos criados no site da sua Jam.

Referências[editar | editar código-fonte]