Goliathus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGoliathus
Goliathus (modified).png

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família: Scarabaeidae
Género: Goliathus
Linnaeus, 1758.

Goliathus é um gênero de besouros cujos representantes figuram entre as maiores espécies de insetos conhecidas, não apenas pelo seu enorme tamanho, mas também pelo seu peso incomum.[1] São membros da família Scarabaeidae e vivem em florestas tropicais do continente africano, onde se alimentam da seiva ou das frutas das árvores. A natureza do ciclo larval destes besouros ainda é pouco conhecida, embora já tenham sido criados com sucesso em cativeiro - desde o ovo até a fase adulta - sendo alimentados com rações ricas em nutrientes, tais como as de cães e gatos.

Os machos destes besouros alcançam facilmente dimensões de 6 a 11 centímetros de comprimento do corpo. As fêmeas são um pouco menores que os machos e seu tamanho varia entre 5 e 8 centímetros. As larvas de algumas espécies desse gênero chegam a atingir o peso de 100 gramas. Devido a essas medidas extraordinárias, este gênero recebeu o nome de "Goliathus", uma referência direta a Golias, um personagem bíblico conhecido pelo seu grande tamanho e sua força.

Referências

  1. Livro: "Guinness World Records" (2005), página 68, abaixo do subtópico: "Os insetos mais pesados". Publicado em português pela Printer Grafica, na Espanha.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre coleópteros, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.