Grupo Engenho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura grupo teatral do Rio de Janeiro, veja Grupo Engenho de Teatro.
Grupo Engenho
Informação geral
Origem Florianópolis - Santa Catarina
País Brasil
Gênero(s) MPB, música regional
Período em atividade 1979 -...
Integrantes Marcelo Muniz; Chico Thives; Cláudio Frazê; Álisson Mota, Marcelo Besen; Guto Vieira; Manoela Vieira
Ex-integrantes Cristaldo; Leleco Lemos; Gilson Duarte; Ivan Schimidt; Iara Machado
Página oficial http://www.matogrosso.at/artist.php?cod=26

Grupo Engenho é um conjunto musical brasileiro de MPB criado em 1979 em Florianópolis.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O grupo surgiu em 1979, da fusão de dois grupos artísticos: Engenho e Vzero (Vo), que atuavam no circuito universitário de Santa Catarina.[1] Ao grupo formado juntou-se o sanfoneiro Cristaldo. Seu trabalho visava o resgate de manifestações folclóricas catarinenses, razão do primeiro disco - "Eu vou botá meu boi na rua", que reavivou o boi-de-mamão, mas que também remetia a uma nítida expressão de protesto, pois o país ainda vivia sob a ditadura militar.

Nesta primeira formação, encerram as atividades em 1984. Passada mais de uma década, em 2003 o grupo lança o quarto álbum, "Movimento", sem a participação de Alisson Mota.

Por volta de 2012 o grupo retoma as atividades mais uma vez e lança o show "Antologia - De trés ont’onte a dijáoji”, que se torna um DVD em 2015[2]. Em 2018 Marcelo Muniz, um dos fundadores do grupo, acaba falecendo enquanto concluia seu primeiro álbum solo, intitulado "Fogo de Rebojo"[2].

Componentes[editar | editar código-fonte]

  • 1ª Formação (1979 a 1984): Marcelo Muniz (baixo, piano, bandolim, violão e voz); Chico Thives (bateria, percussão, violão e voz); Cláudio Frazê (percussão e voz); Cristaldo (sanfona e voz); Alisson Mota (violão, violão de 12 cordas, cavabandorango e voz); Iara Machado(voz).
  • 2ª Formação (1998 a 2005 - Gravaram o CD Movimento): Marcelo Muniz (baixo, piano, bandolim, violão e voz); Cristaldo (sanfona e voz); Leleco Lemos (voz); Gilson Duarte (bateria, percussão e voz); Ivan Schimidt (violão e voz)
  • 3ª Formação (a partir de 2011): Marcelo Muniz (baixo, orocongo e voz); Chico Thives (bateria e voz); Cláudio Frazê (percussão e voz); Alisson Mota (violão e voz), Marcelo Besen (sanfona); Guto Vieira (violino); Manoela Vieira (vocais).

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • LP Vou botá meu boi na rua (1980) Independente
  • LP Engenho (1981) - Independente
  • LP Força Madrinheira (1983); Lira Paulistana-Continental
  • CD duplo Vou botá meu boi na rua + Engenho
  • CD Movimento (2003) - Orbeat Music; ASIN: 7898360030323
  • DVD De trés ont’onte a Dijaôji (2015)

Referências

  1. Matéria, "O Rancho da Marcha Rancho", jornal O Mané, Florianópolis, ano III, nº 31, outubro de 2004 (acesso em dezembro de 2008)
  2. a b KARIN, BARROS (13 de abril de 2018). «Morre Marcelo Muniz, pesquisador e um dos músicos fundadores do grupo Engenho». ND+, Portal de Notícias de Santa Catarina. Consultado em 26 de dezembro de 2019 
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.