Guerra Jinshin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guerra Jinshin
Disputas sobre a sucessão Imperial depois da morte do Imperador Tenji
Data 672
Local Japão
Desfecho Suicídio do Imperador Kōbun e entronamento do Príncipe Oama como Imperador Tenmu
Beligerantes
Partidários do Imperador Kobun Partidários do Príncipe Oama


A Guerra Jinshin (壬申の乱 Jinshin no ran?) foi uma guerra de sucessão que ocorreu no Japão em 672 depois da morte do Imperador Tenji [1]. Este imperador havia designado inicialmente seu irmão, o Príncipe Oama como seu sucessor, mas com o nascimento de seu filho, o Príncipe Otomo em 648 a decisão do Imperador foi mudada e então designou seu filho como sucessor, transferindo o Príncipe Oama do palácio para as montanhas para converte-lo em monge.

Desenvolvimento da guerra[editar | editar código-fonte]

Com a morte do Imperador Tenji em 10 de janeiro de 672, o Príncipe Otomo com 24 anos assume o trono como Imperador Kobun [2]. O Príncipe Oama que se encontrava na província de Yamato aproveita a oportunidade e encabeça um exército para reclamar o trono.

A nobreza ficou dividida entre ambos os lados, o que desencadeou uma sangrenta guerra civil. O exército do Príncipe Oama se dirigiu ao leste até Ōmi-kyō (atual Ōtsu), capital do Japão daquela época, atravessando as províncias de Yamato, Iga e Mino.

Ao nordeste de Mino as forças oponentes se encontram ocasionando uma batalha onde o exército do Imperador Kobun é derrotado e este é forçado se suicidar, em 24 de agosto de 672, depois de um reinado efêmero de oito meses.

Posteriormente seu tio, o Príncipe Oama toma o trono e será chamado Imperador Tenmu [3] e governa até sua morte em 686. Curiosamente o Imperador Kobun não foi considerado Imperador do Japão até 1870 quando o Imperador Meiji o reconheceu como tal na lista de Imperadores.

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Titsingh, Tenji, Annales, p. 52. (em francês)
  2. Titsingh, Kobun, Annales, p. 56. (em francês)
  3. Titsingh, Temmu, Annales, p. 58. (em francês)
  • (em japonês) Enciclopédia do Japão Kodansha, Kodansha Ltd.
  • (em francês) Louis Frédéric, Le Japón, dictionnaire et civilisation, 1996 ISBN 2-221-06764-9