Hakata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Boneca típica de Hakata

Hakata ou Hacata[1] (博多区; -ku) é um distrito de Fukuoka, no Japão. Possui uma população de 176 585 habitantes. É muito conhecida por ser o local da principal estação de trem de Fukuoka, a Estação Hakata. O prédio-sede do governo da província de Fukuoka também está localizado em Hakata, assim como a estação de ferry boat.

Hakata era uma cidade independente até 1889, quando fundiu-se com Fukuoka. Hakata, que era próxima ao mar, abrigava os mercadores, enquanto Fukuoka era a cidade dos samurais. A junção das duas cidades foi nomeada de Fukuoka devido à pressão dos samurais. No entanto, Fukuoka é, muitas vezes, chamada de Hakata pela população.

Hakata é um centro tradicional de produção de bonecas, típicas da região e famosas em todo o Japão. Estas são chamadas de Hakata ningyo(博多人形|博多人形).

O dialeto falado em Fukuoka é chamado de Hakata-ben.

Hakata teve um papel importante na falha da invasão Mongol no Japão.

Pratos famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. LEONARD, J. N. Japão Antigo. Tradução de Thomas Scott Newlands Neto. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 8,9.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Japan.svg   Este artigo é um esboço sobre Geografia da província de Fukuoka. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.