Ramen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde setembro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Ni hon go2.png Este artigo contém texto em japonês.
Sem suporte multilingual apropriado, você verá interrogações, quadrados ou outros símbolos em vez de kanji ou kana.

Ramen (em japonês: ラーメン, らーめん, 拉麺, 老麺, 中華そば) ou lamen é um alimento japonês de origem chinesa composto por filamentos longos de massa alimentícia em um caldo feito com verduras, legumes, carcaça de suína, bovina, aves (frango)ou peixes, temperados com shoyu, sal ou missô e decorados com carne de porco, cebolinha e bambu.

Taça com Ramen de soja.

Caldo Base[editar | editar código-fonte]

Fios de Ramen de preparo instantâneo.

O caldo base resulta da fervura da carcaça e asas de frango (e opcionalmente ossos de porco) com um refogado de cebolinha e gengibre, sendo retirados os ossos após a fervura.

Shiitake, seco ou natural, pode ser acrescentado no preparo do caldo base assim como pó de peixe seco, dependendo da criatividade de cada um.

Tipos de caldos[editar | editar código-fonte]

O Shio-ramen.

São três os modos de temperar o caldo base de Ramen: Sal ou Shio-Ramen, molho de soja ou Shoyu-Ramen e pasta de soja ou Misso-Ramen.

Outros ingredientes[editar | editar código-fonte]

O ramen pode ser personalizado conforme o gosto e preferência pessoal, sendo praticamente ilimitada a sua variedade: Tyashu-Ramen (ramen acompanhado de lombo), Yasai-Ramen (com verduras e legumes), Ebi-Ramen (de camarão), Kani-Ramen (de caranguejo), Gyoza-Ramen, Ramen de frutos do mar, etc. Alguns restaurantes especializados deixam essa escolha a cargo do cliente.

Tyashu[editar | editar código-fonte]

Um dos mais tradicionais acompanhamentos do ramen é o Tyashu (ou lombo), pode ser cozido ou assado.

Para saber se o lombo está cozido, é comum espetar um espeto de bambu e aguardar que daquele furo saia um caldo avermelhado; se isto ocorrer, é sinal de que o lombo ainda está cru por dentro. Quando a peça parar de “sangrar”, o lombo está pronto para o consumo. O mesmo procedimento pode ser feito para uma peça de carne bovina. Neste caso, um pouco de “sangramento” pode ser ignorado.

Espinafre japonês[editar | editar código-fonte]

As verduras em geral (espinafres, bróculos, etc.) dão um toque colorido ao Ramen, ao mesmo tempo em que tornam o prato mais equilibrado nutritivamente. O espinafre deve estar enxuto.

Moyashi[editar | editar código-fonte]

Moyashi deve ser, de preferencia, limpo, isto é, sem o broto amarelo e o “rabinho”, e mergulhado por poucos segundos (para não perder a rigidez) numa panela com água fervente. O mesmo procedimento vale para shimeji e shiitake naturais.

Temperos[editar | editar código-fonte]

Vários são os temperos opcionais que podem ser acrescentados ao Ramen na hora de ser servido: gergelim branco ou torrado, gengibre picado ou ralado, tobanjan (tempero chinês a base de missô e pimenta), pimenta vermelha picada, alho torrado ou cru, picado ou ralado.

Para Shio-Ramen e Shoyu-Ramen costuma-se jogar uma pitada de pimenta-do-reino em pó antes de servir.

Ficheiro:Instant ramen.jpg
Marcas de rámen instantâneo.