Hamster-sírio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hamster Sírio)
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2010). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaHamster Sírio
Bijuh mesocricetos.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Subordem: Myomorpha
Superfamília: Muroidea
Família: Cricetidae
Subfamília: Cricetinae
Género: Mesocricetus
Espécie: M. auratus
Nome binomial
Mesocricetus auratus
Waterhouse, 1839

O Hamster Sírio (Mesocricetus auratus) é um mamífero da ordem dos roedores, família Cricetinae (Hamster). É uma das espécies domesticáveis mais comuns. Pode-se distinguir um macho de uma fêmea olhando para a cauda, sendo o macho o distinguido por ter dois pontos de cor de rosa com cerca de 1 cm de distância.

Dificilmente quebram seus ossos, já que têm muita cartilagem, a uma queda de 20 cm (equivalente a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, são bem resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, já que o habitat natural é o deserto da síria, seu comprimento normal e de 15 cm. Estes animais podem viver em média de 2 a 2,5 anos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

O tempo de gestação é por volta de 2 semanas uns 15 dias, a cada ninhada, podem nascer entre quatro a dez filhotes. Ao nascimento dos filhotes, as fêmeas comem a placenta. Os machos podem engravidar entre seis e sete fêmeas por dia. As fêmeas podem comer os filhotes que nascerem defeituosos, mantendo assim a saúde e maior possibilidade de sobrevivência do resto da ninhada.

A partir dos 5 meses de idade, os hamsters sírios já estão aptos a reproduzir.

As fêmeas normalmente são maiores de que os machos e um pouco mais violentas.

Uma hamster-sírio fêmea.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Os hamsters sírios são solitarios. Não podem ser mantidos juntos numa mesma gaiola porque brigam e, na natureza, só se encontram pacificamente para a reprodução.Não pode ser colocado fêmea com fêmea nem macho com macho.

Suas atividades começam normalmente à noite, permanecendo até o início da manhã.

Eles normalmente não enxergam bem, independente do horário, identificando os alimentos e objetos normalmente pelo cheiro(se as mãos do dono estiverem com cheiro de comida, o hamster morderá sem hesitar, se manuseado de forma errada).

Banho[editar | editar código-fonte]

Os hamsters não necessitam de banhos porque se banham com saliva.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

A alimentação dos hamster é feita com ração própria, a chamada ração extrusada, que ajuda nos desgastes dos dentes. Mix de sementes não pode ser dado como alimentação, e sim como petisco.

Eles precisam também de proteína animal. São elas: ovo cozido (sem tempero) queijo fresco/ricota, frango cozido (sem tempero) e tenébrio. São dadas a cada 15 dias.

Podem comer -Maçã, morango, pêra, uva, caqui, banana, caju, pêssego, frutas secas não-cítricas,repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia, ervilha, noz, amendoim, castanhas e passas.

Não podem comer -Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, cebola, cebolinha, alho, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.

Sobre os gêneros[editar | editar código-fonte]

O hamster Sírio pertence ao gênero mesocricetus, as outras especies desse gênero são:

Gaiola e equipamentos[editar | editar código-fonte]

Gaiola[editar | editar código-fonte]

As gaiolas mais baratas podem custar R$ 50,00 e as mais caras e luxuosas custam mais de R$ 400,00. Dependendo do modelo da gaiola, os terrários de vidro e caixas de plástico não são uma boa opção.Bem como dos acessórios aplicados . Atualmente está disponível no mercado, tubos coloridos para que os hamsters possam se divertir e exercitar, o que encareçe bastante o investimento .

Bebedouro[editar | editar código-fonte]

O bebedouro é um dos equipamentos necessários. Bebedouros para hamsters devem ser do tipo mamadeira pois hamsters não devem ter contato com água. A melhor opção são os bebedouros com bico de alumínio , mas não podemos esquecer dos com bico de vidro.

Comedouro[editar | editar código-fonte]

É basicamente um pequeno pote para colocar a ração do hamster.

Rodinha[editar | editar código-fonte]

É uma roda onde o hamster corre para se exercitar. Este equipamento é necessário em todas as gaiolas, pois no seu habitat natural os hamster costumavam correr muitos quilômetros por dia e esta serve para substituir em parte este hábito.

Quando adultos, a roda deve de ter entre 18 a 20 cm, pois rodinhas demasiado pequenas podem causar problemas de coluna aos hamsters.

Túnel[editar | editar código-fonte]

O túnel é basicamente um tubo de plástico ou acrílico que acrescentam muito na diversão do hamster.

Globo[editar | editar código-fonte]

É uma esfera de acrílico que têm vários furos para respiração. Ele é um equipamento que nem todos os hamsters gostam: Alguns adoram, outros apenas desprezam. É um o acessório caro, mas previne que os hamsters entrem em buracos e coma sujeiras do chão, enquanto soltos.

Doenças[editar | editar código-fonte]

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa. Porém, antes de dar qualquer remédio ou diagnóstico ao hamster procure um veterinário.

Diarreia[editar | editar código-fonte]

Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.

Resfriado[editar | editar código-fonte]

É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.

Hibernação[editar | editar código-fonte]

Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.

Sarna(perda de pêlo)[editar | editar código-fonte]

Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.

Crescimento excessivo dos dentes[editar | editar código-fonte]

Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) (por isso ele pode comer sementes de girassol) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.

Obesidade[editar | editar código-fonte]

A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se ele estiver mais lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é o recomendavel.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Hamster-sírio
Ícone de esboço Este artigo sobre sobre roedores, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.