Harry's Law

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Harry's Law
A Lei de Harry (BR)
Informação geral
Formato Seriado
Gênero Comédia dramática
Duração 42 minutos
Criador(es) David E. Kelley
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) David E. Kelley
Bill D'Elia
Elenco Kathy Bates
Nate Corddry
Karen Olivo (2a temporada)
Mark Valley (2a temporada)
Christopher McDonald
Brittany Snow (1a temporada)
Aml Ameen (1a temporada)
Exibição
Emissora de
televisão original
 Estados Unidos NBC
Brasil SBT
Brasil Warner Channel Brasil
Transmissão original 17 de janeiro de 2011 – 27 de maio de 2012
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 34

Harry's Law (no Brasil, A Lei de Harry[1] ) é um seriado de televisão estadunidense, do gênero comédia dramática de tribunal, criado por David E. Kelley. Em 14 de maio de 2010, a NBC anunciou que tinha comprado os direitos de transmissão da série,[2] que estreou em 17 de janeiro de 2011.[3] Em 12 de maio de 2011, a emissora encomendou uma segunda temporada do seriado,[4] que irá estrear no dia 21 de setembro.[5] Não foi renovado para a terceira temporada.[6]

Trama[editar | editar código-fonte]

A trama de Harry's Law gira em torno de Harriet Korn, uma advogada de patentes recentemente demitida de uma grande firma, e seu grupo de associados, que decidem formar uma peculiar firma numa loja de sapatos abandonada de Cincinnati.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Intérprete Papel
Harriet "Harry" Korn
Kathy Bates Advogada
Adam Branch
Nate Corddry Advogado
Jenna Backstrom
Brittany Snow Assistente de Harry (1a temporada)
Malcolm Davies
Aml Ameen Técnico jurídico
Cassie Reynolds
Karen Olivo Assistente de Harry (2a temporada)
Oliver Richard
Mark Valley Advogado (2a temporada)
Thomas "Tommy" Jefferson
Christopher McDonald Procurador de justiça

Recepção e audiência[editar | editar código-fonte]

Críticas[editar | editar código-fonte]

O programa foi recebido por críticas mornas, sendo a maioria delas ruins. Segundo o agregador de críticas Metacritic, 48% das críticas ao seriado foram positivas.[7]

Para Ginia Bellafante, do The New York Times, que avaliou bem o seriado, Harry's Law trata-se de uma "beatice despreocupada". Brian Lowry, da revista Variety, disse que "Kathy Bates é a pessoa indicada para proferir o diálogo ácido de David E. Kelley, e ele a envolve com personagens peculiares o bastante para fazer deste programa passado em Cincinnati, um companheiro espiritual de Boston Legal, uma diversão alegre". Robert Lloyd, crítico do Los Angeles Times, afirmou que, "apesar de todas as suas falhas, há algo de atraente e amável em Harry's Law". Ele sentiu, no entanto, a falta de "um pouco mais de coragem, um pouco menos de discursos e vereditos melhores".

David Wiegand, do San Francisco Chronicle, foi bem menos favorável ao programa, dizendo que "quando a balança [da justiça] está quebrada, como regularmente está em Harry's Law, isso mina sua credibilidade", acrescentando que "Bates é quase capaz de nos fazer esquecer alguns dos problemas do programa". Para Tim Goodman, do The Hollywood Reporter, o roteiro do programa é "barato, fácil, previsível e não muito inteligente". Segundo Robert Bianco, do USA Today, se trata de "um programa que parece muitos seriados horríveis em um só", ironizado que "é como se [Kelley] tivesse oferecido quatro idéias ruins à NBC e a emissora decidiu juntar todas". Para Matt Roush, do TV Guide, Kelley atingiu "o fundo do poço" com Harry's Law.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Apesar das críticas predominantemente negativas, Harry's Law vem registrando bons índices de audiência, tendo se tornado o seriado dramático mais assistido da NBC.[8] O episódio de estréia foi visto por 11 milhões de pessoas, ficando em segundo lugar entre os adultos de 18 a 49 anos de idade e aumentando a audiência da NBC em 4,8 milhões de telespectadores em relação ao programa que havia sido exibido no horário anterior (The Cape).[9]

Temporada Episódios Horário (UTC−5) Exibição original Posição
no ranking
Telespectadores
(em milhões)
Estréia da temporada Fim da temporada
1 12 Segunda, 22:00 horas 17 de janeiro de 2011 4 de abril de 2011 N° 28 11,65[10]
2 22 Quarta, 21:00 horas[11] 21 de setembro de 2011 27 de maio de 2012

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Kathy Bates foi indicada ao Primetime Emmy de melhor atriz em seriado dramático em 2011 por sua performance em Harry's Law. Paul McCrane foi indicado ao prêmio de melhor ator coadjuvante em seriado de drama na mesma edição do prêmio. [12]

Referências

  1. A Lei de Harry. SBT, página visitada dia 15 de abril de 2013.
  2. NBC Adds To New Scripted Lineup With Four New Series -- 'The Cape,' 'Outlaw,' 'Harry's Law' And 'Friends With Benefits' - And Renews 'Chuck' For Fourth Season In 2010-11 (em inglês) Nbc.com.
  3. NBC Announces New Mid-Season Schedule (em inglês) The Futon Critic Thefutoncritic.com (15 de novembro de 2010). Visitado em 15 de novembro de 2010.
  4. Andreeva, Nellie (12 de maio de 2011). UPDATE: NBC Renews 'Parenthood' & 'Harry's Law' (em inglês) Deadline Mail.com Media Corp.. Visitado em 12 de maio de 2011.
  5. Upcoming Shows Nbc.com. Visitado em 1 de agosto de 2011.
  6. NBC Announces New Mid-Season Schedule (em inglês) Thefutoncritic.com.
  7. [1] (em inglês) Metacritic.com.
  8. Harry's Law NBC's Biggest Hit (em inglês) Contact Music Contactmusic.com (21 de março de 2011). Visitado em 21 de março de 2011.
  9. Gorman, Bill (19 de janeiro de 2011). Monday Final Ratings: 'Chuck' Adjusted Up To A Season High, 'Harry's Law,' 'Rules' Also Up; 'House,' 'Mike & Molly' Down (em inglês) TV by the Numbers Tvbythenumbers.zap2it.com. Visitado em 20 de janeiro de 2011.
  10. 2010-11 Season Broadcast Primetime Show Viewership Averages Tvbythenumbers.zap2it.com (1 de junho de 2011). Visitado em 1 de junho de 2011.
  11. [2] Tvbythenumbers.zap2it.com.
  12. [3] Tvbythenumbers.zap2it.com.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]