Hematoma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde agosto de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Hematoma resultante de injecção

Hematoma define-se como uma colecção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido.

Diagnóstico[editar | editar código-fonte]

Pode ser detectável através do exame clínico ou por meios imagiológicos. Na maioria dos casos a situação reverte espontaneamente. Todavia, em casos de hematomas de grandes dimensões ou localizados em certos órgãos (por exemplo no cérebro), a drenagem cirúrgica torna-se obrigatória.

Todo Hematoma, por qualquer motivo que seja, apresenta uma coloração que pode variar entre preto, roxo, vermelho e verde amarelado devido ao rompimento de capilares na área afetada.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Normalmente as nódoas demoram de duas semanas a ate um mês para se regenerarem, ou menos, dependendo dos cuidados que se teve no momento e depois da lesão, como usar gelo nos primeiros momentos no local ou tomar algum antiinflamatório em casos mais graves.

Ver também[editar | editar código-fonte]