Henrietta Godolphin, 2.ª Duquesa de Marlborough

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Henrietta Godolphin, 2.ª Duquesa de Marlborough.

Henrietta Godolphin, 2.ª Duquesa de Marlborough (19 de julho de 168124 de outubro de 1733) foi a filha mais velha de John Churchill, 1.° Duque de Marlborough e de Sarah, Duquesa de Marlborough.

Henrietta Churchill tornou-se Lady Henrietta Churchill, em 1689, quando seu pai foi titulado Conde de Marlborough. Ela casou-se com Hon. Francis Godolphin em 1698, tornando-se Lady Henrietta Godolphin. Seu título mudou para Viscondessa Rialton em 1706, quando seu sogro foi feito Conde de Godolphin, e finalmente para Condessa de Godolphin em 1712, quando seu marido sucedeu o pai dele.

Lady Godolphin sucedeu aos títulos de seu pai quando esse morreu em 1722, tornando-se a 2.ª Duquesa de Marlborough, em seu próprio direito.

Ela e seu marido tiveram cinco filhos juntos:

  • William Godolphin, Marquês de Blandford (1700–1731) (casou-se com Maria Catherina de Jong)
  • Lorde Henry Godolphin (n. m. 1700)
  • Lady Margaret Godolphin (n. m. 1703)
  • Lady Henrietta Godolphin (m. 1776) (casou-se com o primeiro Duque de Newcastle)
  • Lady Mary Godolphin (1716–1764) (casou-se com o quarto Duque de Leeds)

Acredita-se que Lady Mary Godolphin não era filha do segundo Conde de Godolphin, mas sim do amante da Duquesa de Marlborough, o dramaturgo e poeta neoclássico William Congreve.

Henrietta morreu em 1733, aos cinqüenta e dois anos, e foi enterrada em 9 de novembro de 1733, no Palácio de Westminster. Seus títulos foram herdados por seu sobrinho, o quinto Conde de Sunderland, filho de sua irmã, Lady Anne Churchill.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.