Hipsometria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa do Relevo da Lua

Hipsometria é uma técnica de representação da elevação de um terreno através de cores. As cores utilizadas possuem uma equivalência com a elevação do terreno. Geralmente é utilizado um sistema de graduação de cores.

Esquemas convencionais de cores para a hipsometria começam com verde escuro para baixa altitude e, passando por amarelo e vermelho, até cinza e branco para grandes elevações.

Um esquema semelhante pode ser utilizado também para representar o relevo dos oceanos, neste caso o mapa é chamado de carta batimétrica (em inglês, "bathymetric").

O conhecimento da hipsometria de uma região nos ajuda a reconhecer prováveis fenômenos que nela ocorrem, especialmente quando associado a outros elementos naturais, tais como posição geográfica, deslocamento de ventos e ação das correntes marinhas, entre outros.

Quanto maior a altitude, menor a temperatura local e vice-versa. Uma área montanhosa ou um escarpamento pode barrar a ação de ventos úmidos, provocando chuvas locais, também denominadas "chuvas orográficas ou de relevo". Esse fenômeno ocorre pelo resfriamento que o ar sofre ao se elevar em consequência da barreira do relevo, o que provoca a condensação da umidade que ele transporta.

Ícone de esboço Este artigo sobre Cartografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.