Horda Nogai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde março de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Horda Nogai foi uma horda tártara que controlou a região dos Montes Cáucaso, após os ataques mongóis, e se desenvolveu como uma síntese entre túrquicos kipchaks e mongóis que os conquistaram. Seus descendentes hoje são conhecidos como Nogais. Nomeados em homenagem a Nogai Khan (morto em 1299) e estabelecidos por Edigu Mangit (morto em 1419) por volta de 1396, seus domínios se estendiam da margem oriental do Volga, a oeste, ao Irtysh, a leste, e do Mar Cáspio ao Mar de Aral, ao sul, abrangendo terras dos atuais Cazaquistão, Rússia e Uzbequistão. Sua capital era a cidade de Saray-Jük, localizada na embocadura do rio Yayik (Ural), que era a fronteira leste de seu território, separando-os dos cazaques e quirguizes.

O principal elemento étnico do canato era constituído pelos grupos kipchaks, assim como nos Canatos da Crimeia, Astrakhan e Sibéria. Entre estas tribos, os Mangit (supostamente uma tribo mongol que se tornou turca) tinha um status privilegiado.

Queda[editar | editar código-fonte]

Após os canatos de Kazan e Astrakhan serem anexados pela Rússia entre 1552 a 1557, o Canato Nogai foi dividido em algumas entidades separadas. Aquelas ao norte do Cáucaso foram chamados de "Küçük Orda" (Pequena Horda), e aqueles situados na região do Lago Emba foram chamados de "Altiul Ordasi". Aqueles que continuaram sob o domínio de Ismail Khan foram reunidos sob o nome de Grande Horda Nogai, e reconheceram o domínio de Ivã o Terrível (1555-1557). Em 1580, Saray-Jük foi destruída por cossacos não-controlados pelo governo russo.

Depois, os Nogais foram transferidos para o Daguestão. No século XVII, os calmucos se estabeleceram nas antigas terras Nogais, e esta área é hoje em dia conhecida como Calmúquia.

Lista de governantes[editar | editar código-fonte]