Hotel Planalto Palace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hotel Planalto Ponta Grossa - fachada, 2008

Localizado em Ponta Grossa, o Hotel Planalto Palace funciona no prédio do antigo Palace Hotel.

O Palace Hotel foi inaugurado em 1941. Idealizado nos anos 1930 por um grupo de rotaryanos do Rotary Club Ponta Grossa, tais empreendedores constituíram a EMUSA - Empresa de Melhoramentos Urbanos S/A em Ponta Grossa.

Na época, a cidade de Ponta Grossa estava se tornando um grande entroncamento ferroviário, porém não contava ainda com hotéis organizados - eram todos hotéis pequenos, muitos em casas de famílias - e o Palace Hotel foi portanto o primeiro grande hotel na região dos Campos Gerais.

Em 1943, o Presidente Getúlio Vargas visitou Ponta Grossa, e esteve no Hotel, inclusive discursando para uma multidão, a partir da sacada da esquina do prédio, localizado no encontro das Ruas 7 de Setembro e 15 de Novembro.

Em 1973, o Hotel foi adquirido pelos irmãos Wilson e Franklin Wagner, oriundos das Indústrias Wagner - grande laminadora de madeira em Ponta Grossa, entre as décadas de 1940 e 1970. Entre 1973 e 1975 uma ampla reforma e atualização para os padrões dos anos 1970, e o nome do hotel passou a ser Planalto Palace.

Atualmente, o Hotel Planalto continua sob administração da Família Wagner. Em 2008 foi concluída nova fase de modernização e adoção de novas tecnologias como fechaduras magnéticas e conectividade à Internet, contando o Hotel hoje com 66 apartamentos e 8 salas para eventos.

O estilo europeu de sua fachada faz parte do conjunto de imóveis com valor histórico no centro da cidade de Ponta Grossa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]