Ilha Kodiak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilha Kodiak
Ilha Kodiak está localizado em: Alasca
Ilha Kodiak
Localização no Alasca
Coordenadas: 57° 28' N 153° 26' O

Localização da ilha Kodiak
Geografia física
Arquipélago Arquipélago Kodiak
Área 9 311  km²
Geografia humana
População 10 000 (2011)
Densidade 1,1  hab./km²
Principal povoação Kodiak

Kodiak é a maior localidade na ilha homónima

A Ilha Kodiak é uma ilha do estado norte-americano do Alasca. É uma grande ilha na costa sul do Alasca, separada do continente pelo Estreito de Shelikof. A ilha de Kodiak é parte do Distrito de Kodiak Island.

História[editar | editar código-fonte]

A ilha foi explorada em 1763 pelo comerciante de peles russo Stepan Glotov. Foi o primeiro local do Alasca onde se estabeleceu uma permanente ocupação russa, por iniciativa de Grigory Shelikhov em 22 de Outubro de 1784.[1] A colónia moveu-se para onde hoje é a localidade de Kodiak em 1792 tornando-se o centro do comércio de peles russo. Em 1912 o Novarupta tem uma erupção no continente mas atinge a ilha com cinza vulcânica, causando vasta devastação e perda de vidas. A ilha foi igualmente atingida por um forte sismo na Sexta-feira Santa de 1964 e subsequente tsunami.

Geografia[editar | editar código-fonte]

É a maior ilha do Alasca e a segunda maior ilha dos Estados Unidos, depois da Ilha Grande do Havaí, com 9311 km² de superfície. Tem 160 km de comprimento e varia entre 16 e 96 km de largura. A Ilha Kodiak é a maior do Arquipélago Kodiak.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Um filhote de urso-de-kodiak com as patas em um sinal

Quase dois terços da ilha é ocupada por uma reserva ecológica gerenciada pela United States Fish and Wildlife Service. Entre as espécies protegidas, estão os ursos-de-kodiak, salmonídeos, lontras marinhas, leões marinhos e outros mamíferos marinhos e aves migratórias.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Brown, S.R., 2009, Merchant Kings, New York:St. Martin's Press, ISBN 9780312616113
  2. «About the Refuge - Kodiak - U.S. Fish and Wildlife Service» [Sobre o refúgio - Kodiak - US Fish and Wildlife Service]. www.fws.gov (em inglês). Consultado em 16 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]