Indústria pesada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Entende-se por indústria pesada aquela que trabalha e trata os produtos de sua origem em grande quantidade, com exclusão de produtos agrícolas, para convertê–los em produtos semi–elaborados e que serão posteriormente utilizados para a fabricação de outros bens destinados ao consumo final. Trata-se de grandes quantidades de produtos brutos, pesados, para transformar-los em produtos semi-elaborados.

Na indústria pesada distinguiremos como indústrias principais, a metalurgia e a química.

A indústria metalúrgica tem uma grande dependência de matérias-primas, exige inversões muito elevadas e ocupa muito o setor industrial.

A indústria metalúrgica proporciona: lingotes, forjados, tubos, pranchas de aço, ferro, alumínio e outros metais com vistas a utilizar-los em outras fábricas.

A indústria química é a mais variada, que utiliza uma gama maior de matérias primas: combustíveis sólidos, líquidos e gasosos, pirita, cal, sal, produtos vegetais e animais, etc. A elaboração desses produtos químicos é a mais complexa.

Os produtos mais comuns são: fertilizantes, corantes, explosivos, plásticos, gomas, borracha, detergentes, isolantes, fibras artificiais, produtos fotográficos, produto farmacêutico, etc. Um tipo de indústria química diferenciada é a refinaria de petróleo.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.