Industrial Workers of the World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Industrial Workers of the World. Ajude e colabore com a tradução.
Ativistas da IWW com bandeira em Seattle, em Março de 2007.

Industrial Workers of the WorldTrabalhadores Industriais do Mundo— (IWW ou os Wobblies) é um sindicato adepto da teoria sindicalista revolucionária (democracia laboral e autogestão trabalhadora), que tem sua origem nos Estados Unidos ainda que também esteja presente em outros países como Canadá, Austrália, Irlanda e no Reino Unido, e historicamente esteve também presento no Chile, no México e no Japão. Seus anos de maior notoriedade e influência vão de 1905 até que foram fortemente reprimidos pelos assaltos do aparato repressivo estatal conhecidos como "Palmer Raids" nos anos de 1920. Ressurgiu décadas depois, nos anos de 1960, e no século XXI tem experimentado um importante crescimento.

Apesar desta federação de sindicatos ser originária e ter sua maior presença nos Estados Unidos e no Canadá, a organização tem uma política de caráter internacional que permite estabelecer seções e federações no resto do mundo, por isso existem pequenas seções no resto do primeiro mundo anglosaxão. A seus membros são conhecidos historicamente como os wobblies.