Ingrediente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Farinha de trigo, ingrediente usado em muitas receitas.

Um ingrediente é uma substância que faz parte de uma mistura (num sentido amplo). Por exemplo, em culinária, as receitas especificam quais ingredientes devem ser utilizados para preparar um prato específico. Muitos produtos comerciais contém um ingrediente secreto o qual supostamente torna o produto melhor que seus concorrentes. Na indústria farmacêutica, um ingrediente ativo é a parte da fórmula que produz o efeito desejado pelo usuário.

Leis nacionais geralmente exigem que produtos alimentícios exibam uma lista de ingredientes e, mais especificamente, que certos aditivos alimentares sejam relacionados.

Nos países de legislação mais desenvolvida, a lei exige que os ingredientes sejam listados de acordo com sua quantidade relativa na composição do produto. Se um ingrediente consiste em mais do que uma substância (tais como pedaços de chocolate em biscoitos ou cobertura de sorvete), então tal ingrediente é listado com a percentagem que ocupa no produto total, com seus próprios ingredientes relacionados próximos a ele, dentro de chaves ou colchetes.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Ingrediente vem do latim ingrediente, particípio do verbo ingridi ("entrar em").

Referências[editar | editar código-fonte]

  • HOLANDA FERREIRA, Aurélio Buarque de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.