Injustiça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Alegoria da injustiça. Capitel do Palacio Ducal de Venecia

Injustiça é a falta ou ausência de justiça, seja em referência a um evento, ato ou situação de fato. Pode estar referida a um sujeito ou grupo social.

Injustiça é quando, além de a justiça não ser respeitada por algum(ns) indivíduo(s), houver impunidade para esses que burlaram o sistema jurídico, ético ou moral.

A injustiça também existe como causa de problemas de relacionamento. e também o racismo , que é quando um indivíduo discrimina pela raça ou cor da pessoa .

Estudando a Raiz da palavra injusto, observe in- justo. O que significa justo? Popularmente é aquilo que se encaixa perfeitamente. A sociedade estabelece alguns padrões. Quando esses padrões não batem com a realidade do individuo. É natural que alguns achem injusto da realidade. Por padrão quem trabalha tem o seu salário. Acaso o ele trabalha é não tem o seu salário, isso é injusto. Por esse ponto de vista, concluímos então, que injustiça, é todo o ato, comportamento, aspecto, efeito ou resultado, que não se encaixa com os padrões da sociedade.

A questão é: será que o individuo que praticou a injustiça, em relação aos padrões da sociedade, aceita os padrões da sociedade como algo justo? Por isso existem as revoluções? porque um grupo qualquer de indivíduos não aceita os padrões de uma sociedade, e por pertencer a sociedade, eles se revoltam, ou manifestam tais insatisfação? o natural então é dizer, que não é justo. Por tanto, justiça é relativo. As vezes quem pede justiça, não compreende nem o que pede. As vezes eles pendem justiça, mas que o querem de fato é que mudem os padrões da sociedade.

Uma sociedade justa, portanto, é uma sociedade que além de ter um padrão, um sistema. Ele é aceito e respeitado por toda a sociedade, independente de ser sensato ou não tais padrões.(nota minha) "Luis Pereira de Queiroz"

Na Democracia, em relação aos outros regimes de governo. Existe um preocupação impar em rever seus padrões (Leis) para que não haja uma insatisfação da sociedade em relação a própria sociedade. Acredito então, que há na democracia uma busca por um padrão superior. Existe então um padrão subentendido de justiça. Esse a qual, não entendemos muito. Algo até metafísico como Immanuel Kant reflete em seu livro Metafísica dos costumes; Algo superior que mana do próprio individuo. E que estamos intimamente, comparando inconscientemente esses padrões cognitivos com os padrões da sociedade, e que se por acaso não haja equidade entre o padrão metafísico de certos Grupos, com o padrão trabalhado pela sociedade, é natural desses grupos achar que a sociedade é injusta.

Concluo pois que(nota minha) Justiça é uma força imaginária, ou metafísica. Onde a experiência de uma sociedade ou uma força superior, essa força digo; dentro da metafisica, impõe um padrão de comportamento. Caso haja um desvio, inconsciente ou não, será considerado esse comportamento injusto, portanto há injustiça."Luis Pereira de Queiroz"


Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Injustiça
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

http://www.sinonimos.com.br/justo/ Metafisica dos costumes. Immanuel Kant.