Inside-the-park home run

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jesse Burkett é o recordista com 55 inside-the-park-home-runs.

Na linguagem do beisebol um inside-the-park home run é uma jogada onde um rebatedor consegue um home run sem rebater a bola para fora do campo de jogo.

Discussão[editar | editar código-fonte]

Para anotar um inside-the-park home run, o jogador deve, após rebater a bola, tocar todas as quatro bases (em ordem: primeira, segunda e terceira, terminando no home plate) antes de um campista do time oponente tocar a bola neste corredor eliminando-o. Na Major League Baseball, se o time defensivo comete um erro durante a jogada, a jogada não é marcada como um home run, mas sim como "avanço através de erro".[1] Estatisticamente, um inside-the-park home run conta como um home-run comum nos totais do jogador, tanto para a temporada como na carreira.

No início da Major League Baseball, com campos mais espaçosos e menos uniformes, inside-the-park home runs eram comuns. Entretanto, na era moderna, com campos menos espaçosos, a façanha se tornou cada vez mais rara, acontecendo apenas umas poucas vezes durante cada temporada. Hoje em dia um inside-the-park home run é tipicamente conseguido por corredores velozes que rebateram a bola para longe dos campistas externos.

Estatísticas da Major league[editar | editar código-fonte]

Dos 154.483 home runs rebatidos entre 1951 e 2000, 975 (mais ou menos 1 em cada 158) foram inside-the-park. A porcentagem tem minguado desde o crescimento na ênfase no poder de rebatidas que começou na década de 1920.

Recordes na carreira[editar | editar código-fonte]

Recordes em temporada única[editar | editar código-fonte]

  • Major League e Liga Nacional – Sam Crawford – 12 – 1901[2]
  • Liga Americana – Ty Cobb – 9 – 1909[2]

Recordes em jogo único[editar | editar código-fonte]

  • Major League e Liga Nacional – Tom McCreery – 3 – 1897[2]
  • Liga Americana – 17 jogadores empatados – 2[2]

Na World Series[editar | editar código-fonte]

Data Jogo # Jogador Time Oponente
1º de Outubro de 1903 1 Jimmy Sebring Pittsburgh Pirates Boston Americans
2 de Outubro de 1903 2 Patsy Dougherty Boston Americans Pittsburgh Pirates
13 de Outubro de 1915 5 Duffy Lewis Boston Red Sox Philadelphia Phillies
9 de Outubro de 1916 2 Hy Myers Brooklyn Robins Boston Red Sox
11 de Outubro de 1916 4 Larry Gardner Boston Red Sox Brooklyn Robins
10 de Outubro de 1923 1 Casey Stengel New York Giants New York Yankees
3 de Outubro de 1926 2 Tommy Thevenow St. Louis Cardinals New York Yankees
7 de Outubro de 1928 3 Lou Gehrig New York Yankees St. Louis Cardinals
12 de Outubro de 1929 4 Mule Haas Philadelphia Athletics Chicago Cubs
27 de Outubro de 2015 1 Alcides Escobar Kansas City Royals New York Mets

Ocorrências raras[editar | editar código-fonte]

  • Em 13 de Julho de 1896, Ed Delahanty do Philadelphia Phillies rebateu quatro home runs em um jogo (feito raro por si só), dois dos quais foram inside-the-park home runs. Esta foi a única vez entre todos os jogos com quatro home-runs por um jogador em um único jogo em que um deles tenha sido inside-the-park.[4]
  • Jimmy Sheckard rebateu inside-the-park grand slams em jogos consecutivos e em dias consecutivos em 1901 jogando pelo Brooklyn Superbas (mais tarde Brooklyn Dodgers), a único pessoa na história da MLB a conseguir tal feito.
  • Em 27 de Abril de 1949, Pete Milne rebateu um inside-the-park grand slam em seu único home run da carreira. Esta rebatida deu a liderança para o New York Giants por 11–8 sobre o Brooklyn Dodgers,[5] e também foi o placar final.[6]
  • Em 25 de Julho de 1956, Roberto Clemente se tornou o único jogador da MLB a rebater um walk-off inside-the-park grand slam na vitória por 9–8 do Pittsburgh Pirates sobre o Chicago Cubs no Forbes Field.[7]
  • Em 2 de Setembro de 1975, Johnnie LeMaster rebateu o único inside-the-park home run de sua carreira na sua primeira vez ao bastão nas Grandes Ligas, contra o futuro arremessador membro do Hall da Fama Don Sutton.
  • Em 27 de Agosto de 1977, os companheiro de time do Texas Rangers Toby Harrah e Bump Wills rebateram inside-the-park home runs em sequência no Yankee Stadium
  • Em 26 de Maio de 1997, Sammy Sosa do Chicago Cubs rebateu um inside-the-park home run na parte alta da sexta entrada em um jogo contra o Pittsburgh Pirates. Na parte baixa da sexta entrada, Tony Womack do Pittsburgh Pirates também rebateu um inside-the-park home run, anotando esta ocorrência pouco usual de times opostos rebatendo inside-the-park home runs na mesma entrada.
  • Em 17 de Junho de 2007, Prince Fielder do Milwaukee Brewers rebateu um popup para o campo central que se tornou um inside-the-park home run quando o campista externo do Minnesota Twins Lew Ford perdeu a trajetória da bola que acertou um alto-falante no teto do Metrodome. Fielder pesava 118 quilos, se tornando o terceiro mais pesado jogador a rebater um inside-the-park home run.[8] Em 19 de Junho de 2008, Fielder conseguiu um segundo inside-the-park-home run no Miller Park em Milwaukee contra o Toronto Blue Jays.
  • No Jogo das Estrelas da Major League Baseball de 2007, Ichiro Suzuki se tornou o único jogador a rebater um inside-the-park home run em um Jogo das Estrelas,[9] conseguindo a façanha no AT&T Park em São Francisco. Suzuki, jogando no time vitorioso da Liga Americana no All-Stars, foi premiado com o título de MVP do Jogo das Estrelas.
  • Em 6 de Abril de 2009, Emilio Bonifacio do Florida Marlins se tornou o primeiro jogador em 41 anos a rebater um inside-the-park home run do Dia de Abertura; também foi o primeiro home run da carreira de Bonifacio na Major League.[10]
  • Em 18 de Agosto de 2009, Kyle Blanks do San Diego Padres rebateu um inside-the-park home run contra o Chicago Cubs. Pesando 129 quilos se tornou o jogador mais pesado a rebater um inside-the-park home run.[11]
  • Em 22 de Maio de 2010, Adam Jones do Baltimore Orioles rebateu um inside-the-park home de duas corridas contra o Washington Nationals. O campista central do Nationals, Nyjer Morgan tentou capturar a bola voadora perto do muro e após perder a pegada, atirou sua luva ao chão, desgostoso pelo lance infeliz. Foi a primeira vez desde Minnesota em 2007 que dois inside-the-park home runs ocorreram no mesmo estádio em uma semana, o primeiro conseguido por Ángel Pagán poucos dias antes.
  • Em 18 de Julho de 2010, Jhonny Peralta do Cleveland Indians rebateu um inside-the-park home run de três corridas quando o campista externo do Detroit Tigers, Ryan Raburn colidiu com a cerca do bullpen enquanto tentava capturar o bola. Peralta foi um dos mais lentos corredores no cartel do Indians, e acabaria sendo negociado com o Tigers dez dias depois.[12] Levou 16,74 segundos para percorrer as bases, o que foi, naquele ponto da temporada de 2010, o mais lento de qualquer inside-the-park home run e mais lento do que cinco home runs comuns, que normalmente são percorridos pelos jogadores em trote.[13]
  • Em 20 de Abril de 2012, Nori Aoki do Milwaukee Brewers rebateu seu primeiro home run na Major League, que foi um inside-the-park, dentro do Miller Park em Milwaukee. No mesmo dia, Alex Presley do Pittsburgh Pirates também reabteu um inside-the-park home run, este no PNC Park em Pittsburgh.
  • Em 25 de Maio de 2013, Ángel Pagán do San Francisco Giants rebateu um inside-the-park home run no AT&T Park em San Francisco, na décima entrada, que também foi um walk-off home run. Este foi o primeiro walk-off inside-the-park home run desde 2004, quando Rey Sanchez do Devil Rays rebateu um, também na parte baixa da décima entrada, também contra o Rockies, embora apenas empatando o jogo.[14]
  • Em 13 de Setembro de 2013, Pedro Álvarez do Pittsburgh Pirates rebateu seu primeiro home run em 16 jogos contra o Chicago Cubs na quarta entrada no PNC Park. Enquanto a bola quase saía do campo de jogo, um fã do campo central direito mudou a trajetória da bola para dentro do campo; a jogada foi considerada válida pelos juízes.
  • Em 21 de Maio de 2014, Kurt Suzuki do Minnesota Twins rebateu um inside-the-park home run contra o San Diego Padres após o campistal esquerdo do Padres, Seth Smith, não conseguir apanhar a bola e, incorretamente julgar ser um home run que tivesse passado por cima do muro; na verdade a bola bateu no muro e voltou ao campo de jogo.[15]
  • Em 2 de Agosto de 2014, Jon Singleton do Houston Astros rebateu um inside-the-park home run de duas corridas contra o Toronto Blue Jays. O campista externo do Jays, Anthony Gose se chocou com o muro, levantou-se e arremessou a bola para Ryan Goins que jogou a bola ao receptor. A principio Singleton foi dado como eliminado mas a decisão foi revista e revogada. Esta foi a primeira vez que uma decisão revogada resultou em um inside-the-park home run.
  • Em 8 de Julho de 2015, Logan Forsythe do Tampa Bay Rays rebateu uma bola por sobre a cabeça do campista externo do Kansas City Royals, Alex Gordon. Gordon machucou a virilha durante a jogada, levando o lance a um inside-the-park home run. Jarrod Dyson do Royals, substituto de Gordon, rebateu um inside-the-park home run mais tarde no mesmo jogo.
  • Em 2 de Setembro de 2015, Ruben Tejada do New York Mets rebateu a bola junta à linha de campo do lado direito, que passou por baixo da luva do campista externo do Philadelphia Phillies, Domonic Brown que correndo em velocidade, capotou por cima da cerca e para fora de campo. Enquanto Brown não conseguia retornar ao campo de jogo, o segunda-base do Phillies, César Hernández arremessou a bola em direção ao home plate mas sem evitar o inside-the-park home run. Com 119 km/h, esta rebatida foi a mais fraca que resultou em home run na temporada.[16]
  • Em 27 de Outubro de 2015 Alcides Escobar rebateu um inside-the-park home run, o primeiro em um jogo de World Series desde Mule Haas na World Series de 1929[17][18] e o primeiro de um primeiro rebatedor da entrada (leadoff) desde Patsy Dougherty em 1903 com o Boston Americans, agora Boston Red Sox.[19]

Inside-the-park grand slam[editar | editar código-fonte]

Um inside-the-park grand slam é o mesmo evento mas, como todos os grand slams, apresenta as bases lotadas. Houve 226 inside-the-park grand slams na história da Major League Baseball, 28 nos últimos 50 anos, mais recentemente por Aaron Altherr do Philadelphia Phillies contra o Washington Nationals em 25 de Setembro de 2015.[20] Honus Wagner tem o maior número na história da MLB com cinco.

Referências

  1. Major League Baseball Rule 10
  2. a b c d e f g Inside The Park Home Run Records by Baseball Almanac
  3. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 1 de outubro de 2015. Arquivado do original (PDF) em 3 de setembro de 2014 
  4. 4 Home Runs in One Game – Baseball-Almanac.com
  5. «Pete Milne home run log at Baseball Reference». Baseball-Reference.com. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  6. «1949 Giants results from Baseball Reference». Baseball-Reference.com. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  7. «Walk-Off Grand Slams». Consultado em 4 de outubro de 2014. Arquivado do original em 6 de outubro de 2014 
  8. «Milwaukee Brewers vs. Minnesota Twins - Recap - June 17, 2007 - ESPN». ESPN.com. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  9. Brock, Corey (10 de julho de 2007). «Ichiro runs into record book». MLB.com. Consultado em 10 de julho de 2007 
  10. «Dunn/Bonifacio». The Washington Post 
  11. «Blanks' inside-the-parker». Major League Baseball. Consultado em 30 de março de 2015 
  12. «Peralta goes inside-the-park after Raburn falls through fence». Yahoo Sports. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  13. «Tater Trot Tracker: July 18». Consultado em 4 de outubro de 2014 
  14. «Watch: Angel Pagan hits first inside-the-park walk-off since 2004». SI.com. 26 de maio de 2013. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  15. «MLB.com Gameday - MLB.com: Gameday». Major League Baseball. Consultado em 4 de outubro de 2014 
  16. «Ruben Tejada hits an inside-the-park home run». Major League Baseball. Consultado em 3 de setembro de 2015 
  17. Gonzalez, Alden (28 de outubro de 2015). «Escobar's inside-the-park HR one for the ages». mlb.com. Kansas City, Missouri: MLB Advanced Media, LP. Consultado em 28 de outubro de 2015 
  18. Snyder, Matt (28 de outubro de 2015). «Alcides Escobar hits 1st World Series inside-the-park HR since 1929». cbssports.com. Kansas City, Missouri: CBS Interactive. Consultado em 27 de outubro de 2015 
  19. Berg, Ted (27 de outubro de 2015). «Alcides Escobar hits leadoff inside-the-park home run in World Series Game 1». USA Today. Kansas City, Missouri: Gannett Satellite Information Network, Inc. Consultado em 28 de outubro de 2015 
  20. http://www.rotoworld.com/headlines/mlb/484151/aaron-altherr-has-monster-night-vs-nationals

Ligações externas[editar | editar código-fonte]