Intensidade (física)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em física, a intensidade de uma fonte ou onda mede a variação do fluxo de energia no tempo, basicamente quanto maior a intensidade maior o fluxo de energia pelo espaço. É também importante notar que a intensidade pode mudar conforme as características do espaço, por exemplo: a luz solar, um tipo de onda, tem sua intensidade reduzida no vácuo, em comparação ao percurso que percorre no interior de uma estrela, isto ocorre porque dentro da estrela os fótons tem que vencer os gases desta estrela, que funcionam como uma barreira para o movimento dos mesmos, obrigando os fótons a se moverem em um espaço menor, e de um lado para o outro, o que aumenta a intensidade do fluxo de fótons, já no vácuo os fótons são dissipados em todas as direções sem nada que os impeça de continuar seu caminho.

Cargas elétricas[editar | editar código-fonte]

Nas cargas elétricas, que não podem se mover sem o auxílio de um condutor, há a diferença potencial é um fator importante nos fenômenos elétricos, pois mede a tendencia das cargas se moverem pelo condutor. Esta diferença é o produto da intensidade elétrica com a resistência elétrica. O principio que diz isto é a Lei de Ohm. Este principio é usado na criação de equipamentos de aquecimento e de chuveiros elétricos, pois quando as cargas elétricas passam pelo condutor que possui uma resistência elétrica elevada, fazem com que as cargas se choquem com a matéria desse condutor transformando-se em calor.

Medida de intensidade[editar | editar código-fonte]

No SI é medida em W/m². Matematicamente se tem:

P = \int I\, dA
  • Onde P é a potência;
  • dA um infinitésimo de área;
  • I a intensidade.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.