Irmão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Irmão ou irmã (do latim germanum) aquele que é filho do mesmo pai e da mesma mãe, biológica ou adotiva. Aquele que só é filho do mesmo pai ou só filho da mesma mãe é denominado de meio-irmão. Pode-se chamar de irmão também aquele que se tem laço forte de amizade, tendo o mesmo significado de amigo. Pode ser usado também para aquele que possui a mesma crença religiosa ('confraria').

Na maior parte das sociedades pelo nosso mundo, irmãos geralmente crescem juntos e passam um bom tempo da infância socializando uns com os outros. Esta proximidade genética e física pode ser marcada pelo desenvolvimento de fortes laços emocionais, como o amor, o ciúme a fraternidade e a hostilidade. Os laços emocionais entre irmãos são frequentemente complicados e influenciados por fatores como tratamento por parte dos pais, ordem de nascimento, personalidade e experiências pessoas fora da família.

Amigo/Irmão Nem sempre uma pessoa denominado irmão é mesmo um irmão de sangue, as vezes uma pessoa que se tem uma proximidade grande, são tão próximos que se consideram irmãos. Amigo/Irmão é aquela pessoa com quem se divide alegrias e tristezas. É cúmplice, porto seguro, alguém em quem confiar. Pode-se contar com ele em qualquer momento, seja para ajudar em uma atividade, aconselhar em uma situação, ou até mesmo para oferecer um simples e aconchegante abraço de urso. É até mesmo aquele que repreende quando algo está errado, o amigo sempre estará lá para dizer "tudo bem, vai passar" amigos não desistem um do outro. Amigo xinga com carinho e demonstra amor até mesmo na brutalidade, quer ver bem o próximo e faz coisas inimagináveis para ver o rosto triste transformar-se em uma gargalhada feliz. As escrituras sagradas relatam que "Há amigo mais chegado que um irmão" (Provérbios 18.24 b)

A amizade é um laço muito forte, e o amor que existe entre dois amigos por vezes supera até o sentimento de irmãos de sangue. Amigos superam situações adversas juntos, acreditam no sucesso mútuo, não hesita em ajudar quando o outro cai, incentiva a fazer o que é certo mesmo quando outros conspirem o contrário, nem sempre concordam com as mesmas coisas, a realidade de ambos talvez não seja a mesma, porém quando juntos adquirem experiências para a vida. O amor que existe entre amigos supera defeitos e até mesmo erros. Ser amigo vai além de estética, raça ou classe social, apesar das adversidades geradas pelo capitalismo competitivo, o amigo rompe a estrutura social com os seus laços puros e sinceros. Amigos são dádivas, pessoas especiais e essenciais na vida de alguém. Há exemplos de amizade na Bíblia sagrada como o de Jônatas e Davi (Rei de Israel), "1 Samuel 18". Também a amizade de Jesus com Lázaro e suas irmãs "João 11. 1-8.

Ver também

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Irmão

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um(a) sociólogo(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.