Irmão

Irmãos (do latim: germānus)[1] é um termo que se refere aqueles que são filhos do mesmo pai e da mesma mãe, sejam eles biológicos ou adotivos. Podem ser do mesmo sexo ou de sexos diferentes, onde chama-se irmão caso seja do sexo masculino, e irmã caso seja do sexo feminino. Irmãos que foram gerados na mesma gestação são chamados de gêmeos. Alguém que não tem irmãos é denominado filho único.
Aqueles que apenas são filhos do mesmo pai ou apenas filhos da mesma mãe recebem o nome de "meio-irmão". Todavia, é valida a escolha de se referir a meio-irmão como "irmão" quando se trata de uma preferência pessoal. Um irmão é um parente de primeiro grau e um meio-irmão é um parente de segundo grau, pois estão relacionados em 50% e 25%, respectivamente.[2][3]
Na maior parte das sociedades pelo nosso mundo, irmãos geralmente crescem juntos e passam um bom tempo da infância socializando uns com os outros. Esta proximidade genética e física pode ser marcada pelo desenvolvimento de fortes laços emocionais, como o amor, o ciúme a fraternidade e a hostilidade. Os laços emocionais entre irmãos são frequentemente complicados e influenciados por fatores como tratamento por parte dos pais, ordem de nascimento, personalidade e experiências pessoais fora da família.
Coloquialmente, as vezes através de gírias, algumas sociedades chamam de "irmão" também aquele que se tem laço forte de amizade. Pode ser usado também para aquele que possui a mesma crença religiosa ('confraria').
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ Dicionário da Língua Portuguesa da Oxford Languages
- ↑ «First, Second and Third Degree Relative». www.bcbst.com. Consultado em 6 de julho de 2023
- ↑ «CONSANGUINITY / AFFINITY CHART» (PDF). Universidade do Alabama em Birmingham. Consultado em 6 de julho de 2023