Isola Bella (Lago Maggiore)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

45° 53′ N 8° 31′ E

Isola Bella vista de Stresa
Localização de Isola Bella no [Lago Maggiore

A Isola Bella é uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Borromeu, na parte alpina do Lago Maggiore, a cerca de 400 metros de Stresa, no Piemonte em Itália. A Isola Bella tem 320 metros de comprimento por 400 metros de largura e é completamente ocupada pelo Palácio Borromeu e pelos seus jardins ao estilo italiano.

História[editar | editar código-fonte]

O palácio

Até 1632 a ilha foi conhecida apenas por l’isola inferiore or isola di sotto[1] era uma ilha rochosa ocupada apenas por uma pequena aldeia piscatória. Nesse ano, Carlos III da influente casa dos Borromeu deu início à construção do palácio dedicado à sua mulher, Isabella D'Adda, a quem a ilha deve o seu nome actual. O projecto foi encomendado ao arquitecto milanês Angelo Crivelli, que foi também o autor do plano dos jardins. Os trabalhos foram interrompidos em meados do século, quando o Ducado de Milão foi assolado por um terrível surto de peste bubónica.

Com a herança da ilha pelo Cardeal Giberto III (1615-1672) e Vitaliano VI (1620-1690) as obras recomeçaram, com Vitaliano, com o apoio financeiro do seu irmão mais velho, entregando as obras ao arquitecto Carlo Fontana. O palácio ganhou em sumptuosidade que fariam dele o centro de festas e eventos teatrais para a nobreza europeia. Os jardins apenas seriam terminados por Carlos IV (1657 -1734), sendo inaugurados em 1671.

A ilha alcançou o seu apogeu de sucesso social durante o período de Giberto V Borromeo (1751 – 1837), quando a visitaram importantes convidados como Edward Gibbon, Napoleão e a sua mulher Josefina de Beauharnais, e a Princesa de Gales Carolina de Brunswick. Carolina terá ficado de tal forma encantada com a zona que terá tentado convencer a família Borromeu a vender-lhe a Isola Madre ou as ilhas de Castelli di Cannero; finalmente acabou por adquirir Villa d'Este, em Cernobbio, nas margens do Lago Como.

A ilha hoje[editar | editar código-fonte]

Isola Bella é hoje uma grande atracção turística, com serviços de ferry-boat regulares a partir de Stresa, Baveno, Pallanza e Intra. É palco do festival anual de música de Stresa.

Referências

  1. Ilha inferior ou de baixo, por ser geograficamente a sul da Isola dei Pescatori, a isola superiore - "ilha superior". Ver Pro Loco di Isola dei Pescatori (em italiano)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

45° 53′ N 8° 31′ E