Jaceguay Lins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jaceguay Lins
Nascimento 1947
Canhotinho
Morte 17 de setembro de 2004
Vitória
Cidadania Brasil
Causa da morte câncer

Jaceguay Monteiro Lins (Canhotinho, 1947Vitória, 17 de agosto de 2004) foi um compositor, maestro, poeta e apicultor brasileiro.[1]

No final da década de 1960 e durante a década de 1970 residiu no Rio de Janeiro, onde foi professor na Escola de Música Villa-Lobos.[2] Compôs trilhas sonoras de filmes nacionais.

Radicou-se no Espírito Santo no início da década de 1980. Neste estado contribuiu para a cultura local em diversas áreas, regeu a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo e foi peça-chave para a revitalização e a divulgação do congo capixaba. Teria sido o criador da expressão "rockongo", referente à aglutinação entre o rock e o congo.

Lins foi um defensor do anarquismo, algo que refletia-se no seu estilo de vida, nas suas propostas culturais e nas suas obras.

Seus últimos anos foram marcados por problemas decorrentes do alcoolismo. Morreu devido a complicações resultantes de um câncer na garganta, em estado de penúria e abandono, tendo sido sepultado no município da Serra.

Por saberem de sua riqueza cultural em extinção. mesmo em seus últimos anos de vida, Jaceguay recebia escritores e músicos brasileiros e de fora do Brasil em busca de ajuda para comporem obras.

Referências

  1. «Mucane sedia lançamento de livro sobre Jaceguay Lins». Prefeitura Municipal de Vitória. 5 de maio de 2014. Consultado em 27 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2015 
  2. «Orquestra Sinfônica do ES homenageia compositores brasileiros». Sou ES. 23 de setembro de 2014. Consultado em 27 de janeiro de 2015. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um anarquista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.