Jacinto Serrano López

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jacinto Serrano López
Jacinto Serrano López
Beato Jacinto Serrano López
Mártir e Frade da Ordem dos Pregadores
Nascimento 10 de julho de 1901
Urrea de Gaén, Espanha
Morte 25 de novembro de 1936 (35 anos)
Híjar, Espanha
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 11 de março de 2001
por Papa João Paulo II[1]
Festa litúrgica 22 de setembro
Portal dos Santos

Jacinto Serrano López, O.P., foi um religioso católico espanhol beatificado por João Paulo II a 11 de Março de 2001.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Ficou órfão de mãe poucos meses depois de nascer e de pai aos seis anos de idade. Ingressou na Escola Apostólica de Solsona em 1913 e foi ordenado sacerdote em 1925. Enquanto estudava na Faculdade de Ciências Fisico-químicas de Valência, exerceu a profissão de professor no seminário dominicano de Calanda.

Foi director da revista «Rosas y Espinas», colaborador da revista «Contemporánea» e director da «Asociación de Señoritas de la Beata Imelda», até que em 1936 se tornou Vigário Provincial da Ordem dos Pregadores (dominicanos). Nessas funções tratou de providenciar a saída para França dos demais religiosos da sua ordem, em virtude das perseguições decorrentes da Guerra Civil de Espanha.

Em Novembro desse mesmo ano, foi detido e fuzilado no dia 25, na povoação de Puebla de Hijar, gritando nos seus momentos finais: «Viva Cristo-Rei».

Referências

  1. OFICINA de las Celebraciones Litúrgicas del Sumo Pontífice. "Capilla Papal Presidida por el Santo Padre Juan Pablo II para la Beatificación de los Siervos de Dios". Acesso em 26/02/08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]