Jack Ryan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

John Patrick "Jack" Ryan, Sr. é um personagem fictício criado pelo escritor Tom Clancy. Em uma série de livros, Ryan começou como agente da CIA e por fim se tornou Presidente dos Estados Unidos. Clancy continuou a série com livros protagonizados por um parceiro de Ryan na CIA, o agente John Clarke, e pelo filho de Ryan, Jack Ryan Jr.

Cinco dos livros de Ryan foram adaptados para o cinema, com o agente interpretado por Alec Baldwin, Harrison Ford, Ben Affleck e Chris Pine. Atualmente transformado numa série da Prime Video: Tom Clancy's: Jack Ryan, com John Krasinski interpretando o personagem.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O personagem nasce em 1950 em Baltimore onde continua vivendo até a vida adulta. Ele entra para a marinha, mas se aposenta medicamente após um acidente de helicóptero e a partir daí trabalha como corretor de investimentos. Ele conhece e se casa com Caroline "Cathy" Mueller, uma estudante de medicina e, posteriormente cirurgiã oftamológica, com quem tem quatro filhos. Ele volta para a marinha aceitando uma cargo na Academia Naval dos Estados Unidos e durante uma viagem de investigação histórica a Londres, ele interrompe uma tentativa de assassinato a um membro da Família Real. Depois de seu regresso aos Estados Unidos ele aceita um emprego na CIA. Ele se destaca rapidamente através de uma série de operações secretas contra a URSS, tornando-se diretor-adjunto da CIA. Como diretor-adjunto ele começa a travar disputas políticas que finalmente o levam a se tornar Presidente dos Estados Unidos. [1]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Livros[editar | editar código-fonte]

Os livros com a apariação de Jack Ryan fazem parte do chamado Universo Jack Ryan, são eles:

Filmes[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1] Jack Ryan and Family
Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.