Jacopo Sadoleto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jacopo Sadoleto
(1477 - 1547)
Nacionalidade  Itália
Data de nascimento 12 de julho de 1477
Local de nascimento Módena,  Itália
Data de falecimento 18 de outubro de 1547 (70 anos)
Local de falecimento Roma,  Itália
Ocupação Humanista, teólogo e diplomata italiano

Jacopo Sadoleto (Módena, 12 de Julho de 1477Roma, 18 de outubro de 1547) foi um diplomata, cardeal da Igreja Católica e um humanista Itáliano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Módena em 1477, era filho de um advogado notável. Dedicou-se ao estudo das humanidades e adquiriu reputação como poeta neolatino, sua obra mais conhecida foi sobre o grupo de Laocoonte. Em Roma obteve a proteção do cardeal Carafa, voltando-se para a carreira eclesiástica. O Papa Leão X escolheu-o como um de seus secretários, juntamente com Pietro Bembo, e em 1517 se tornou bispo de Carpentras.

Fiel servo do papado, foi enviado como negociador em várias ocasiões. Uma de suas maiores conquistas foi a de pacificar dos protestantes, alcançada através da persuasão e por apresentar a doutrina católica a partir de uma perspectiva conciliatória. Sadoleto foi criado cardeal em 22 de dezembro de 1536, pelo papa Paulo III.

É conhecido também por ter sido convencido por João Calvino sobre as doutrinas calvinistas. Em sua visita a Genebra, ficou muito conhecido também por ter testemunhado a pobreza deste líder protestante.

Obras[editar | editar código-fonte]

Escreveu uma Carta aos Romanos (1535), sua obra mais conhecida.

Seus principais escritos foram publicados em Mogúncia em 1607 e incluíram ainda as suas obras teoógicas, uma coleção de Epístolas, um Tratado de Educação e uma defesa da filosofia intitulada Phaedrus (Fedro) escrita em 1538. A melhor edição de suas obras foi publicada em Verona (1737 - 1738).

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Vide também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.