Fulgora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jequiranabóia)
Este artigo é sobre o género de insectos; para a figura da mitologia romana, ver Fulgora (mitologia)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFulgora
fulgores e jequiranaboias
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Homoptera
Família: Fulgoridae
Género: Fulgora
Linnaeus, 1767
Espécies

Fulgora é um género de insetos da família dos fulgorídeos que agrupa várias espécies de homópteros fitófagos de grandes dimensões com distribuição natural nas regiões tropicais da América do Sul e da América Central.[1] Inclui, entre outras espécies, a jequiranaboia (do tupi-guarani: iakirána = "cigarra" e mboia = "cobra"), um tipo de cigarras conhecida também por cobra-voadora.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O género de fulgorídeos designado por Fulgora agrupa diversas espécies de insectos sugadores de seiva (fitófagos sugadores) da América Central e do Sul. O género inclui 9 espécies, entre as quais as jequiranaboias (do tupi-guarani: iakirána = "cigarra" e mboia = "cobra"), um tipo de cigarras conhecida também por cobra-voadora, machaca, jequitirana mbóia[2], jequitiranaboia ou jaquiranaboia. A cabeça assemelha-se ligeiramente à de um réptil (cobra ou jacaré), com falsos dentes. A cobra-de-asa ou cigarra-cobra é inofensiva, mede até 8 centímetros de comprimento, alimenta-se de vegetais e seiva de árvores.

As nove espécies validamente descritas são na sua maioria semelhantes na aparência, com diferenças na forma da cabeça (muitas vezes bastante subtis) e nos padrões de coloração das asas.

A mais conhecida e difundida destas espécies é Fulgora laternaria, que pode medir até 80 mm de comprimento, mas existe alguma confusão em relação à validade de algumas das espécies actualmente reconhecidas. A espécie tipo de Fulgora é Cicada laternaria Linnaeus 1758, assim designada pelo plenário da ICZN em 1954.[3]

As espécies do Velho Mundo atribuídas a este género foram movidas para o género Pyrops.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. O'Brien, L.B. 1991(1988): New World Fulgoridae, part 1: genera with elongate head processes. Great Basin naturalist memoirs, (12): 135-170. abstract and pdf
  2. Bacelar, Laércio. 2010. Kanoé: de Zack (1942) a Bacelar (2008). (PDF)
  3. 185 Decisão sobre a espécie tipo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Fulgora
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Fulgora