Hemiptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaHemiptera
Cicadella viridis

Cicadella viridis
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Uniramia
Classe: Insecta
Subclasse: Neoptera
Ordem: Hemiptera
Linnaeus, 1758
Subordens

Sternorrhyncha
Auchenorryncha
Heteroptera
Homoptera

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Hemiptera

Os hemípteros (Hemiptera ou Rhynchota) são uma ordem de insectos que compreende cerca de 67 500 espécies conhecidas, distribuídas por quatro subordens: Sternorrhyncha, Auchenorrhyncha, Heteroptera e Homoptera.

Existem espécies desta ordem distribuídas por todo o mundo; distinguem-se dos outros insectos por possuírem peças bucais adaptadas à perfuração e sucção alojado numa longa "tromba" ou "bico", tanto na forma adulta como em ninfas. Ainda que a maioria se alimente de seiva e outros sucos produzidos por plantas (fitófagos), algumas espécies são hematófagas (alimentam-se de sangue) de outros animais e outras são entomófagas (predadores de outros insectos).

Algumas Famílias[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.