Hemimetabolismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Biologia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde fevereiro de 2008.

Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

[1] Hemimetabolia (ou paurometabolia, metamorfose incompleta, metamorfose simples) é um modo de desenvolvimento indireto, com metamorfose, característica de muitos artrópodes.

O desenvolvimento dos insetos da Ordem Hemiptera é por Hemimetabolia.A ordem Thysanoptera tem seu desenvolvimento por Hemimetabolia ou remetabolia.

O inseto assemelha-se ao adulto, mas não apresenta asas e tem os órgãos genitais imaturos (não há pupa).
Exemplos: Orthoptera, Hemiptera, Blattodea, Isoptera.

Alguns autores consideram Hemimetabolia apenas quando as formas jovens são aquáticas (náiades) e os adultos têm hábitos terrestres.
Exemplos: Odonata, Ephemeroptera.

As fases de desenvolvimento de insetos hemimetábolos são: Ovo → Ninfa → Imago.

Ovo é a fase em que se encontra o inseto antes de seu nascimento. A fase de ninfa ocorre logo após o nascimento, com o inseto apresentando características de um adulto, porém ainda pouco desenvolvidas. Imago é a última fase do desenvolvimento desse inseto, tendo todas as estruturas do inseto desenvolvidas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Da Costa, Lima; Insetos do Brasil; 1º Tomo, série didatica nº 2; 1938