Pterygota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPterygota
Vespa da espécie Vespula rufa

Vespa da espécie Vespula rufa
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Lang, 1888
Infraclasses
Paleoptera

Neoptera

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pterygota
besourinho-vaquinha da espécie Rhagonycha fulva, ordem Coleoptera

Na classificação de Bey-Bienko, os pterigotos (Pterygota) constituem uma subclasse de insectos que se opõe aos apterigotos. Caracterizam-se por terem dois pares de asas sobre o segundo e terceiro segmento torácico. Estas asas podem desaparecer: um par entre os dípteros e os dois, no caso dos ectoparasitas, como os chatos, as pulgas e os piolhos. Os insectos perigotos são, normalmente, alados no estado adulto, ainda que algumas espécies possas ser actualmente ápteras, depois de terem tido ancestrais com asas, perdidas durante a sua evolução. Caracterizam-se também por sofrerem metamorfoses ao longo do seu desenvolvimento. Não existem mudas depois de atingida a maturidade sexual. A subclasse inclui a grande maioria dos insectos que existem actualmente. As ordens de hexápodes (com seis patas - como vulgarmente se consideram os insectos) não incluídas nesta subclasse são os Thysanura (traça-dos-livros e tesourinhas) e duas ordens de insectos ápteros. Também não se incluem três ordens que, actualmente, já não são consideradas como de insectos: os Protura, Collembola e Diplura.

A classificação dos insectos pterigotos funda-se na estrutura da nervação das asas e na disposição das asas em repouso. Dividiu-se a subclasse, assim, em duas superordens:

A subclasse divide-se num total de 36 ordens, das quais 8 são fósseis (extintas).

Segundo o tipo de formação das asas e grau de metamorfoseamento, os pterigotos podem dividir-se, ainda nas categorias de:

Tendo em conta as metamorfoses, os pterigotos alados podem, ainda classificar-se como:

Ordens[editar | editar código-fonte]

Ordens
Ordens
Orders
Tavão da espécie Tabanus bromius, ordem Diptera
Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.