Diptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaDiptera
Hooke-bluefly.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Superordem: Endopterygota
Ordem: Diptera
Sub-ordens
Archidiptera - extintas

Nematocera
Brachycera

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Diptera

Diptera (Di duas, ptera asas - dípteros) é uma ordem de insectos, caracterizada pelo tamanho reduzido das asas traseiras e pela proeminência das asas dianteiras. O grupo tem cerca de 120,000 espécies. O registo fóssil mais antigo dos Diptera data do Triássico superior (225 milhões de anos atrás).

Os Dípteros uma das maiores ordens de insetos e seus representantes abundam em indivíduos e espécies em quase todos os lugares. A maioria dos Diptera distingue-se prontamente dos outros insetos alados por possuir somente um par de asas, correspondente ao par anterior, transformando-se o par posterior se em pequenas estruturas clavadas denominadas halteres, que funcionam como órgãos de equilíbrio (Borror & De Long, 1964). A ordem Diptera pode ser dividida em duas sub-ordens (Mac Alpine, 1981): Nematocera e Brachycera.

A sub-ordem Nematocera engloba os dípteros que possuem antenas com mais de seis segmentos livremente articulados, como os mosquitos (Culicidae), borrachudos (Simuliidae) e flebotomíneos (Psycodidae).

A sub-ordem Brachycera reúne aqueles dípteros que possuem antenas com 3 a 5 segmentos, sendo que o último segmento pode ser anelado ou portar uma arista.

Dentro de Brachycera e da infraordem Muscomorpha (Antiga sub-ordem Cyclorrapha), estão as famílias conhecidas como dípteros superiores ou dípteros muscóides.

A ordem diptera subdivide-se em três sub-ordens:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies
Limpeza
Diptera da família Asilidae