Bilateria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaBilateria
Os bilatérios são um grupo muito diverso de animais

Os bilatérios são um grupo muito diverso de animais
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
(sem classif.) Bilateria
Hatschek, 1888
Subgrupos

Em zoologia, chama-se Bilateria a um clade que inclui os animais do sub-reino Metazoa que apresentam simetria bilateral, em contraposição com os Radiata, que têm simetria radial).

Para além disso, estes animais são triploblásticos, isto é, possuem três folhetos embrionários. A blástula invagina sem se preencher préviamente, então o endoderma é apenas seu forro interior, a parte interna é preenchida para formar o terceiro folheto embrionário entre eles (mesoderme). Os animais mais simples dentre estes são os Platyhelminthes (vermes achatados, como a ténia).

A vasta maioria dos filos triploblásticos formam um grupo chamado Protostomia. Todos os animais destes filos possuem um trato digestivo completo (incluindo uma boca e um ânus), com a boca se desenvolvendo do arquêntero e o ânus surgindo depois. A mesoderme surge como nos Platyhelminthes (vermes achatados, como a planária), de uma única célula e então divide-se para formar uma massa em cada lado do corpo. Geralmente há uma cavidade ao redor do intestino, chamada celoma, surgindo como uma divisão da mesoderme, ou ao menos uma versão reduzida disso - o pseudoceloma - onde a divisão ocorre entre a mesoderme e a endoderme, fenómeno comum em formas microscópicas.

Fazem parte deste grupo, todos os metazoários, com exceção dos Cnidaria e dos Ctenophora (águas vivas, anémonas, corais, etc); os Myxozoa, um grupo de parasitas microscópicos por vezes incluídos nos Radiata, têm sido considerados cnidários reduzidos, porém, podendo ser derivados dos Bilateria.

É importante notar que os equinodermes, como as estrelas e os ouriços do mar, adquiriram a simetria radial como um caracter secundário.

Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.