Acoelomorpha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaAcoelomorpha
Convolutidae

Convolutidae
Classificação científica
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Filo: Acoelomorpha
Ehlers, 1985
Classes

Acoelomorpha é um filo de animais, anteriormente classificados como platelmintes, mas recentemente reclassificados por Jaume Baguñà e Marta Riutort (2004), como um filo separado, na base dos Bilateria.

Os Acoela são vermes muito pequenos que não têm vísceras. A digestão é feita com a formação de um vacúolo em volta do alimento ingerido. Não há nenhuma célula epitelial no vacúolo digestivo (todos os outros animais bilaterados têm um sistema digestivo revestido de células epiteliais). Como resultado, os Acoelos parecem ter um corpo maciço (a-coelum quer dizer "sem nenhuma cavidade no corpo"). Acoelos normalmente são marinhos, vivendo no meio de sedimentos, nadando como plâncton ou rastejando sobre algas. Eles possuem um estatocisto, que aparentemente lhes dá orientação sobre a gravidade.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acoelomorpha
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.