Gnathostomulida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGnathostomulida
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Gnathostomulida
Ax, 1956
Ordens
Filospermoidea

Bursovaginoidea

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Gnathostomulida

Gnathostomulida (do grego gnathos, mandíbula + stoma, boca; e do latim ulus, diminutivo) é um pequeno filo composto por microscópicos animais marinhos, normalmente com não mais que 1 mm de comprimento. Alimentam-se de fungos e bactérias, triturando-as. Têm uma epiderme ciliada, com apenas um cílio por célula. São aparentados com os rotíferos. Não têm registro fóssil. Foi descoberto em 1956 e possui mais de 80 espécies em 18 gêneros pelo mundo inteiro.

São alongados e alguns tem forma de fita, com até 4 mm de comprimento e 50 micrômetros de diâmetro.São vermes que vivem no espaço intersticial das finas areias marinhas, especialmente aquelas com pouco ou nenhum oxigênio. O corpo cilíndrico consiste em cabeça separada do tronco por um pescoço levemente comprido. O tronco afila-se posteriormente em uma cauda, podendo ou não ter rostro. Não possuem cutículae suas células são monociliadas, porém secretam muco e têm cílios epidérmicos. Possuem bulbo faríngeo muscular ventral. São acelomados, não possui tecido conjuntivo, não possuem sistema circulatório, e têm sistema digestivo completo.

Geralmente são hermafroditas. O sistema feminino é composto por um único ovário e uma bursa para armazenar esperma. O sistema masculino é composto por um par de testículos e um órgão copulatório. São de vida livre no espaço intersticial de areias marinhas, onde não há oxigênio e há grande exalação de ácido sulfúrico.

A epiderme não possui cutícula e suas células são monociliadas, embora outros gnatíferos possuam epitélios multiciliados. Uma fina lâmina basal suporta a epiderme e algumas células epidérmicas secretam muco. Batidas sincronizadas dos cílios epidérmicos executam locomoção ciliar por deslizamento.

Filogenia[editar | editar código-fonte]

O seguinte cladograma,[1] mostra as afinidades dos Gnathostomulida:

Gnathifera

Gnathostomulida




Micrognathozoa




Acanthocephala



Rotifera





Classificação[editar | editar código-fonte]

Filo Gnathostomulida Axl, 1956

Referências

  1. Sørensen, M. V. (2002). Gnathifera. Invertebrate Department of Kopenhavns Universitet. Acessado em 9 de novembro de 2008. (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.