Cryptophyta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaCryptophyta
Rhodomonas salina

Rhodomonas salina
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Chromalveolata
Filo: Cryptophyta
Classe: Cryptophyceae
Géneros típicos
  • Ordem Cryptomonadales

   Campylomonas
   Chilomonas
   Chroomonas
   Cryptomonas
   Falcomonas
   Geminigera
   Guillardia
   Hemiselmis
   Plagioselmis
   Proteomonas
   Storeatula
   Rhodomonas
   Teleaulax

  • Ordem Goniomonadales

   Goniomonas

Cryptophyta é um grupo pequeno de organismos com 24 géneros que se encontram em águas marinhas e continentais. São organismos unicelulares, com dois flagelos quase iguais que apresentam bárbulas, no mais curto estão organizadas numa fila, mas no maior estão em duas. As células são ovais i planas com um tamanho de cerca de 10-50 μm. Podem aparecer estados palmelóides ou cocóides. Algumas espécies formam zooxantelas, quer dizer, vivem como simbióticas de animais.

Apresentam um ou dois plastos, com ou sem pirenóides. Os plastídios apresentam os tilacóides agrupados em pares, sem lamela. Com clorofila a e c; apresentam α-caroteno e xantofilas, aloxantina dominante, no entanto falta o β-caroteno. Possuem pigmentos ficobilínicos (ficocianina ou ficoeritrina), mas não se apresentan em ficobilissomas. Utilizam como material de reserva, amido verdadeiro, extraplastidial, associado com plastos e núcleo.

Apresentam dois flagelos anteriores quase iguales que saem de um reservório revestido por tricocistos, ambos são pleuronemáticos. Podem ter uma parede celular de celulose, apresentam um periplasto de três camadas, também podem apresentar placas poligonais externas. As mitocôndrias têm cristas planas, e a mitose é aberta. A reprodução é por bipartição, mediante zoósporos e cistos. En alguns casos observou-se também reprodução sexual.

Cavalier-Smith, agrupa-os dentro do proposto reino Chromista como subreino Cryptista. No entanto, vários especialistas sugerem que são necessários mais estudos filogenéticos para definir a relação entre Cryptophyta e Chromista ou Chromalveolata.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cryptophyta

Dependendo da forma oceanográfica que o mesmo pertence, mostra que características ele pode encontrar tais como ligações com sedimenatação