Pteridophyta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPteridophyta
Samambaia, provavelmente Dicksonia antarctica

Samambaia, provavelmente Dicksonia antarctica
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Subreino: Tracheobionta
Superdivisão: Pteridophyta
Divisões1
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Pteridophyta

As pteridófitas são um grupo de vegetais vasculares sem sementes, com o cormo composto por raiz, caule e folhas. Incluem as samambaias e cavalinhas, entre outras2 .

Reprodução das pteridófitas[editar | editar código-fonte]

O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes: a fase gametofítica (gametófito) e a fase esporofítica (esporófito). Nas pteridófitas, o esporófito é a fase dominante, de maior porte, ao contrário do que acontece nas briófitas (ou musgos), grupo que antecede as pteridófitas.

O esporófito produz esporângios onde, por meiose, se formam esporos haplóides que dão origem ao gametófito, uma planta haplóide multicelular que irá produzir gametas, assegurando assim a reprodução assexuada da espécie.3 Os esporos possuem metade do número cromossômico (n) do esporófito (2n), e, ao caírem no solo em condições favoráveis de nutrientes e água, germinam dando origem ao protalo. O protalo é um indivíduo de vida curta que produz gametas para dar origem a uma nova planta2 .

O gametófito é a fase de vida transitória, e normalmente não é enxergado a olho nu. Em muitas espécies, é preciso que haja uma relação simbiótica entre o gametófito e espécies de fungo do solo para que o primeiro consiga sobreviver. O gametófito produz estruturas "sexuais" que irão dar origem a gametas "masculinos" (anterozoides) e "femininos" (oosferas). Para que haja a fecundação é necessária a presença de água. Do zigoto formado pela fusão dos gametas cresce então um esporófito com o número total de cromossomos (2n).

Samambaias e avencas são pteridófitas bem conhecidas e muito utilizadas como plantas ornamentais. Porém esta definição geral inclui também vários outros grupos de plantas que atualmente são considerados em várias divisões, uma vez que se descobriu que o anterior táxon era polifilético.

Classificação[editar | editar código-fonte]

O esquema de classificação completo proposto por Smith et al. é (2006; nomes alternativos entre parêntesis rectos):

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Pteridophyta

Referências

  1. Smith, A.R.; Pryer, K.M.; Schuettpelz, E.; Korall, P.; Schneider, H.; Wolf, P.G. (2006). "A classification for extant ferns". Taxon 55 (3): 705–731. DOI:10.1093/molbev/msm267. PMID 18056074.
  2. a b SóBiologia.com.br Pteridófitas
  3. 1"Ciclos de vida em plantas" no site Simbiotica.org acessado a 9 de junho de 2009.