Panarthropoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPanarthropoda
31-Velvet Worm.JPG

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Subreino: Eumetazoa
Superfilo: Ecdysozoa
(sem classif.) Panarthropoda
Nielsen, 1997
Filos
Arthropoda

Onychophora
Tardigrada
Lobopodia

Panarthropoda é um táxon que agrupa os filos Onychophora, Tardigrada e Arthropoda. Embora seja um consenso a monofilia do grupo, discussões giram em torno da relação filogenética que esses grupos teriam entre si. Uma hipótese sugere que Onychophora surge como grupo irmão de Tardigrada mais Arthropoda, enquanto uma segunda análise sugere que Onychophora tem relação mais estreita com Arthropoda, sendo Tardigrada o grupo irmão do formado por estes. Dunn et al. em 2008 segeriram que o Tardigrada pode ser agrupado com o Nematoda, deixando apenas o Onychophora como grupo-irmão dos artrópodes.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

Os panartrópodes apresentam as seguintes características: cutícula de α-quitina e proteína (não colágeno); ecdise; hemocele; nefrídeos saculiformes pares; ausência de cílios locomotores; sincérebro; sistema hemal aberto com coração dorsal tubular com óstios e seio pericárdico; celoma reduzido a nefrídeos e gônadas.

Referências[editar | editar código-fonte]

RUPPERT, Edward E.; FOX, Richard S.; BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 4ª ed., São Paulo: Roca, 2005. 1145pp.

Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.