Endopterygota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde julho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Como ler uma caixa taxonómicaEndopterygota
Rosalia alpina

Rosalia alpina
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Superordem: Endopterygota
Ordens
ver texto

Endopterygota ou Holometabola é a designação de uma super-ordem de insetos da sub-classe Pterygota que apresentam metamorfose completa ou holometabolia, em oposição aos exopterygota (ortopteróides e hemipteróides), que apresentam metamorfose incompleta ou hemimetabolia.

A holometabolia é caracterizada por apresentar três fases distintas de desenvolvimento: larva, pupa e adulto. A fase larval é a de crescimento, em que o indivíduo adquire e armazena energia para a fase seguinte. Na fase de pupa, de pouca ou nenhuma mobilidade, o indivíduo passa por transformações drásticas de organização interna e externa, e por fim a fase adulta é a fase reprodutiva.

Nos endopterigotos é comum a separação de nicho alimentar das larvas e adultos, e há casos mais extremos em que o adulto não se alimenta, podendo inclusive não apresentar peças bucais nessa fase, utilizando-se apenas da energia acumulada no período larval. Os Lepidoptera, por exemplo, tem larvas que se alimentam de folhas e adultos que ingerem néctar, podendo ter como fonte uma mesma espécie de planta ou espécies diferentes.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Endopterygota