Trichoptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTrichoptera
Schietmot buiten zijaanzicht L compositie.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Uniramia
Classe: Insecta
Superordem: Amphiesmenoptera
Ordem: Trichoptera
(Kirby, 1813)
Subordens
Annulipalpia

Spicipalpia
Integripalpia

Os tricópteros (Trichoptera, do grego tricho = pêlo; ptera = asas) é uma ordem de insetos constituída por cerca de 14,548 espécies. São conhecidas popularmente como frigânios e moscas-de-água.

Morfologia[editar | editar código-fonte]

São insetos de pequeno a médio tamanho, mais ou menos semelhantes a mariposas. As peças bucais são do tipo mastigadora em adultos, os quais alimentam-se de líquidos. Em algumas espécies, as peças bucais são rudimentares ou ausentes. Possuem olhos compostos bem desenvolvidos e três ocelos, quando presentes. Suas antenas são longas e delgadas.

O tórax apresenta 4 asas membranosas, as quais são pilosas (às vezes com escamas), colocadas sobre o abdome como um telhado, com venação simplificada. Os tricópteros são péssimos voadores.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Apresentam metamorfose completa. As larvas aquáticas assemelham-se a uma lagarta de borboleta quanto a forma, com cabeça bem desenvolvida e uma espécie de gancho no final do abdome, onde também são encontradas as brânquias traqueais. As larvas constróem "casinhas" ou "ninhos" feitos com pedaços de galhos, folhas e grãos de areia, unidos por fios de seda. As larvas são detritívoras herbívoras e podem viver por até um ano nesta forma, enquanto que a fase adulta dura apenas um mês.

A pupa ocorre também dentro da água, com respiração por brânquias traqueais, uma característica quase exclusiva dos Trichoptera.

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.