Protura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaProtura
Acerentomon doderoi

Acerentomon doderoi
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Entognatha
Ordem: Protura
Silvestri, 1907
Subordens
Acerentomata

Eosentomata
Sinentomata

Os proturos (Protura) são uma ordem de artrópodes pertencentes à classe Entognatha. Possui aproximadamente 170 espécies. Foram descritos pela primeira vez em 1907.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

São animais de tamanho pequeno, medindo entre 0,5 e 1,5mm. São esbranquiçados, com a cabeça mais ou menos cônica e provida de peças bucais do tipo sugadoras, enfiadas na cabeça (entognatos). Não apresentam olhos ou antenas.

O primeiro par de pernas é maior que os demais e é sensorial, funcionando como uma antena. Sofrem três mudas; quando saem do ovo, apresentam 9 segmentos abdominais e, após cada muda, mais um segmento é acrescentado, totalizando doze segmentos abdominais (anamorfose).

Vivem em sólo úmido ou em húmus, folhas mortas, sob troncos. Alimentam-se de matéria morta em decomposição e esporos de fungos.

Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.