Siphonaptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pulga)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaSiphonaptera
HookeFlea01.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Siphonaptera
Famílias
Ver texto.

Os sifonápteros (Siphonaptera) são uma ordem de insectos sem asas, popularmente conhecidos como pulgas.

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica.

Elas afectam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contactantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasita hematófagos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais.

As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo. Ou seja, a fêmea coloca ovos (cerca de 300 a 400 de uma única vez), dos quais eclodem as larvas; estas se transformam em pupa, para então surgir em sua forma adulta. Cabe ressaltar que, dependendo das condições externas, a pulga não emerge imediatamente do seu casulo (ou pupa) - ela pode demorar dias, meses e até um ano para sair do casulo, aguardando condições ideais para sua sobrevivência (um parasita). Isso explica a existência de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por muito tempo[1] .

Uma pulga é capaz de pular a um metro de distância (200 vezes o próprio tamanho),[2] o equivalente, em proporção de tamanho, a um humano saltar o comprimento de um campo de futebol.[3]

O tamanho de uma pulga dependendo da espécie pode chegar a 5 mm de comprimento.[4]

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Pessoa com picadas de pulga nas costas.

As famílias de pulgas separam-se de acordo com o tipo de hospedeiro:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências