Locus (genética)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Braços curto e longo

Locus (do latim "lugar" , no plural loci) é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de loci conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético. Mapeamento genético é o processo de determinação do locus para um determinado carácter fenotípico.

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete locus.

Nomenclatura[editar | editar código-fonte]

O locus cromossômico de um gene pode, por exemplo, ser escrito "6p21.3" onde:

Componente Explicação
6 Número do cromossomo.
p Encontra-se no braço curto do cromossomo (p para petit em Francês); q indica o braço longo.
21.3 O número seguinte a letra representa a posição no braço: banda 21, sub-banda 3. As bandas são visíveis ao microscópio quando o cromossomo está devidamente corado. Cada banda é numerada sendo a número 1 a mais próxima do centrômero. Sub-bandas and sub-sub-bandas são visíveis a resoluções mais altas.

Os telômeros dos cromossômos são representados por "ptel" "qtel", assim, "2qtel" designa o locus encontrado no telômero do braço longo do cromossomo 2

Na verdade poderiamos realmente dizer que locus gênico é o local certo invariável que cada gene ocupa no cromossomo e loco gênico é a posição que o gene ocupa no cromossomo, ou seja, um é o local (Locus) e o outro é a posição que o gene ocupa no cromossomo(Loco).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.