Peste septicémica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPeste septicémica
Microfotografia de microscópio eletrónico de varredura mostrando uma massa de bactérias Yersinia pestis no tubo digestivo proximal de uma pulga infetada.
Microfotografia de microscópio eletrónico de varredura mostrando uma massa de bactérias Yersinia pestis no tubo digestivo proximal de uma pulga infetada.
Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Proteobacteria
Classe: Gammaproteobacteria
Ordem: Enterobacteriales
Família: Enterobacteriaceae
Género: Yersinia
Espécie: Y. pestis
Nome binomial
Yersinia pestis
(Lehmann & Neumann, 1896)
van Loghem 1944

Peste septicémica(europeu) ou septicêmica(brasileiro) é uma das três principais formas de peste (juntamente com a peste bubónica e a peste pulmonar). É causada, tal como as outras variantes de peste pela bactéria gram-negativa Yersinia pestis. É uma doença que pode conduzir à morte, através da infecção do sistema circulatório. Em geral, é transmitida através da picada de pulgas infetadas.

Tal como outras formas de septicemia gram-negativa, a peste septicémica pode causar coagulação intravascular disseminada e é quase sempre fatal quando não é tratada. Contudo, apenas ocorre numa minoria das infeções causadas por Yersinia, pelo que, em geral, menos de 5000 pessoas por ano adquirem a doença. É, de facto, a mais rara das três variedades da patologia em causa.[1]

Referências

  1. Plague, MayoClinic, consultado em 22 de outubro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.