John Bauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Bauer
John Bauer
John Bauer, autorretrato, 1908
Nascimento 4 de junho de 1882
Jönköping, Suécia
Morte 20 de novembro de 1918 (36 anos)
Lago Vättern, Suécia
Nacionalidade sueco
Ocupação Ilustrador e pintor
Principais trabalhos "Entre os Elfos e os Tróis" (Bland Tomtar och Troll)

John Bauer (Jönköping, Suécia, 4 de junho de 1882 - Lago Vättern, Suécia, 20 de novembro de 1918) foi um pintor e ilustrador sueco, conhecido pelas suas ilustrações da coletânea de histórias infantis "Entre os Elfos e os Tróis" (Bland Tomtar och Troll).[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seus pais, Emma e Joseph Bauer tiveram quatro filhos, sendo John Bauer o terceiro. A única filha do casal, Anna Bauer morreu precocemente, aos treze anos. John Bauer tinha onze anos e foi profundamente afetado pela morte da irmã, o que certamente teve influência em sua arte.

Aos 16 anos, John Bauer foi para Estocolmo estudar artes e dois anos depois entrou na Real Academia Sueca das Artes. Durante a estadia na academia, John Bauer conheceu Esther Ellquist, com quem casou em dezembro de 1906. Esther foi modelo de John em "A Princesa Fada" em 1905, e em várias outras ilustrações.

Na primavera de 1908, o casal partiu para uma viagem à Itália com o fim de estudar artes e passaram dois anos em uma vila acima de Volterra. John Bauer sofria de depressão e em 1918 o casamento estava por acabar, o divórcio já estaria sendo discutido. John, Esther e o filho do casal, Bengt ou Putte estavam a caminho de casa, em Estocolmo. John esperava uma nova vida para a família, queria recomeçar. Há pouco havia ocorrido um acidente de trem em Getå, portando John quis voltar de navio, o Per Brahe. Durante volta, houve uma tempestade e John, Esther e Bengt morreram no naufrágio.

A obra[editar | editar código-fonte]

O trabalho de John Bauer foi influenciado por Albert Engström e Carl Larsson, dois pintores contemporâneos e influentes. O trabalho mais conhecido de Bauer é Bland Tomtar och Troll, uma colecção de contos de fada escrito por autores suecos em 1907. Foi um grande sucesso. As primeiras edições eram em tons de cinza e às vezes um pouco de amarelo. Em seus trabalhos mais maduros: Princess Tuvstarr e "Skutt the Moose Against the Twilight Sky", as ilustrações eram feitas com cores.

Em 1915, Bauer recusou alguns trabalhos de ilustração porque queria seguir outro caminho artístico. Pintou Adão e Eva, as paredes de St. Martin.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Miranda, Ulrika Junker; Anne Hallberg (2007). «John Bauer». Bonniers uppslagsbok (em sueco). Estocolmo: Albert Bonniers Förlag. p. 78. 1143 páginas. ISBN 91-0-011462-6 
  2. «John Bauer». Bonniers Lexikon. 2. Estocolmo: Bonnier Lexikon. 1993. p. 121. ISBN 9163200384. CITACAO