John Francis Dearden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Francis Dearden
Cardeal da Santa Igreja Romana
Arcebispo-emérito de Detroit
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Detroit
Nomeação 18 de dezembro de 1958
Predecessor Dom Edward Aloysius Mooney
Sucessor Dom Edmund Casimir Szoka
Mandato 19581980
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 8 de dezembro de 1932
por Dom Francesco Marchetti Selvaggiani
Nomeação episcopal 13 de março de 1948
Ordenação episcopal 18 de maio de 1948
por Dom Amleto Giovanni Cicognani
Nomeado arcebispo 18 de dezembro de 1958
Cardinalato
Criação 28 de abril de 1969
por Papa Paulo VI
Ordem Cardeal-presbítero
Título São Pio X na Balduina
Brasão
Lema Servio in Evangelio
Dados pessoais
Nascimento Valley Falls
15 de outubro de 1907
Morte Southfield
1 de agosto de 1988 (80 anos)
Nacionalidade norte-americano
Progenitores Mãe: Agnes Gregory
Pai: John Sidney Dearden
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

John Francis Dearden (nascido em 15 de outubro de 1907 em Valley Falls, morto em 1 de agosto de 1988 em Southfield) foi Arcebispo de Detroit.

Vida[editar | editar código-fonte]

Juventude e consagração[editar | editar código-fonte]

O filho de John Sidney Dearden e sua esposa Agnes Gregory visitaram a Escola Primária na Holy Trinity School em sua cidade natal e depois na St. Philomena School em Cleveland, onde sua família se mudou em 1918.

Dearden visitou a catedral de Notre Dame Latin da High School e Seminário Seminário de Santa Maria. Ele se formou na Universidade de Roma e estudou no Colégio Pontifícia da América do Norte e na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado sacerdote pelo Cardeal Francesco Cardeal Marchetti Selvaggiani em 8 de dezembro de 1932. Em 1934, ele se formou.

Padre e Bispo[editar | editar código-fonte]

Dearden, em seguida, trabalhou como pastor em Ohio até 1937, ele recebeu uma cátedra em filosofia no St. Mary's Seminary, que ele levou de 1944 a 1948 como Regens. Em 19 de julho de 1945, ele recebeu o título honorário de capelão de Sua Santidade.

Papa Pio XII. nomeou-o em 13 de março de 1948 bispo coadjutor de Pittsburgh e bispo titular de Sarepta. O Delegado Apostólico nos Estados Unidos Amleto Giovanni Cicognani o ordenou bispo em 18 de maio do mesmo ano ; Co-consecrators eram Edward Francis Hoban, bispo de Cleveland e Floyd Lawrence Begin, bispo auxiliar em Cleveland.

Seu estilo de gerenciamento rigoroso lhe valeu o apelido de Iron John neste momento. Após a morte de Hugh Charles Boyles, ele entrou em 22 de dezembro de 1950, sucedendo-lhe como bispo de Pittsburgh.

Em 18 de dezembro de 1958, ele foi o papa João XXIII. nomeado arcebispo de Detroit.

Concílio Vaticano II[editar | editar código-fonte]

Ele participou do Concílio Vaticano II de 1962 a 1965. Durante o conselho, as opiniões liberais de Dearden se tornaram aparentes e ele foi descrito como uma das principais vozes progressistas na igreja. Ele defendeu uma maior participação de padres e leigos nos setores de liturgia, educação e finanças.

De 1966 a 1971, Dearden foi o primeiro presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

Cardeal[editar | editar código-fonte]

Em 28 de abril de 1969, Paulo VI o levou. como padre cardeal com a igreja titular San Pio X alla Balduina no Colégio dos Cardeais. Durante um Sínodo dos Bispos no Vaticano em 1971, Dearden sugeriu que os aspectos sociológicos e psicológicos do sacerdócio fossem investigados.

Ele participou como um dos cardeais elegíveis nos conclaves em agosto e outubro de 1978, que João Paulo I e João Paulo II escolheram. Depois de 21 anos como arcebispo de Detroit, João Paulo II se aposentou no dia 15 de julho de 1980.

Depois do caso Watergate, o cardeal pediu aos católicos que observassem as primeiras três sextas-feiras em novembro de 1973 com oração, penitência e jejum.

Dearden sobreviveu a um ataque cardíaco e morreu de câncer no pâncreas aos 80 anos em Southfield, Michigan. Ele está enterrado no cemitério católico da mesma cidade.

Referências[editar | editar código-fonte]