José María Zárraga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zarraga
Informações pessoais
Nome completo José María Zárraga Martín
Data de nascimento 15 de agosto de 1930
Local de nascimento Guecho, Espanha
Nacionalidade espanhol
Data da morte 03 de abril de 2012 (81 anos)
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1948-49
1949-51
1951-62
Arenas Club de Guecho
Plus Ultra Sports Grouping
Real Madrid
Seleção nacional
1955 Espanha 8

José María Zárraga Martín, mais conhecido simplesmente como Zárraga (Guecho, 15 de agosto de 1930 - Madrid, 3 de abril de 2012) foi um futebolista espanhol e jogador histórico do Real Madrid, entidade onde ele desenvolveu toda a sua carreira profissional. Após sua aposentadoria ativa, ele teve um breve período de treinador, além de um gerente de esportes.

Ele jogou na seleção espanhola por time espanhol oito vezes, desde a sua estreia em 18 de maio de 1955 na derrota por 1-2 contra a França, estreando no mesmo dia que seu colega de equipe Paco Gento, com quem ele também jogava no Real Madrid.

História[editar | editar código-fonte]

Nascido no bairro de Las Arenas de Guecho, começou a jogar futebol na cidade vizinha de Erandio, jogando para o Ibarra Sports Club. Nele permaneceu até chegar ao histórico Arenas Club de Guecho por uma temporada, antes de entrar na equipe do Real Madrid, naquela época chamada de Plus Ultra Sports Association na temporada 1949-50.

Nele permaneceu por dois anos, se destacou e ganhou a chance para se tornar parte da primeira equipe do Real Madrid Football Club. Ele fez sua estréia como profissional em 14 de outubro de 1951 em uma vitória por 3-1 contra o Valencia Club de Fútbol e tornou-se um dos principais jogadores. Seu primeiro gol foi marcado em 24 de fevereiro no 5-1 contra o Real Gijón .

Foi nos anos seguintes, quando se tornou um dos pilares da equipe, tornando-se parte do histórico " Madrid de Di Stéfano " que ganhou as 5 primeiras edições da Copa da Europa  Ele participou de cada uma dessas finais fazendo um total de 31 aparições na maior competição de clubes europeus.

Clubes[editar | editar código-fonte]

Lista de Prêmios[editar | editar código-fonte]

Seleção [editar | editar código-fonte]

  • 8 vezes internacional com o time de futebol espanhol.
  • Ele estreou com a Espanha em Madrid em 18 de maio de 1955.