Karin Schneider

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karin Schneider
Karin Schneider
Nascimento 1970
Exposição Situational Diagram, produzida por Schneider

Karin Schneider (nascida em 1970) é uma artista estadunidense e brasileira. Ela nasceu no Brasil.[1][2][3]

Schneider vive e trabalha em Nova York desde outubro de 1996. Em 1997, Schneider e o artista Nicolás Guagnini criaram uma empresa de cinema experimental chamada Union Gaucha Productions. Seu primeiro filme Phantom Limb, feito em 1997, é um documentário de ficção, de tem 30 minutos de 16 mm, que traça através de analogias formais a história da arte concreta da Argentina e do Brasil, do neoconcretismo do Brasil e do unicismo da Polônia.

A obra de Schneider tem um forte impulso lúdico e às vezes convida o público a inverter a lógica do objeto de arte trazendo funcionalidade a ele. Seus modelos de arquitetura foram transformados de forma crítica em aparatos domésticos, suas pinturas a óleo tornaram-se exposições para projeções. Sempre há um programa inserido em suas instalações para conectar a obra com o presente e com a realidade fora do espaço expositivo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Site CAGE, administrado pela artista

Referências

  1. «Ritesinstitute | Institute for Research and Creation of Rituals and Ceremonies». ritesinstitute.org. Consultado em 3 de outubro de 2015 
  2. «Página/12». pagina12.com.ar. Consultado em 3 de outubro de 2015 
  3. «Karin Schneider». Yale School of Art (em inglês). Consultado em 23 de março de 2021