Katie McGrath

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Katie McGrath
Katie McGrath
McGrath em 2018.
Nome completo Katherine Elizabeth McGrath
Nascimento 1983 (41 anos)
Ashford, Irlanda
Nacionalidade irlandesa
Ocupação atriz
Atividade 2007–presente

Katherine Elizabeth McGrath (Ashford, 1983) é uma atriz irlandesa. Ela é mais conhecida pelos seus papéis como Lena Luthor em Supergirl, Morgana Pendragon em Merlin, Elsa em King Arthur: Legend of the Sword, Elizabeth Carruthers em Frontier, Gloria Miller em The Throwaways, Lucy Westenra em Dracula e Zara Young em Jurassic World.[1]

Biografia e carreira[editar | editar código-fonte]

McGrath nasceu em 1983 em Ashford, Irlanda. Ela tem dois irmãos mais velhos, Sean e Rudhraigh. Ela se formou em pós-graduação em história no Trinity College em Dublin.

Inicialmente, McGrath não pretendia seguir a profissão de atriz e após se formar, interessou-se pelo jornalismo de moda e estilo de vida; Logo depois ela começou a trabalhar em várias revistas de moda e imagem. Mais tarde, o melhor amigo de sua mãe, que era diretor assistente, ajudou-o a conseguir um emprego como assistente de figurino na série The Tudors.

Enquanto trabalhava em The Tudors, ela foi aconselhado a experimentar a atuação, por isso enviou fotografias para agências irlandesas. Como resultado, ela conseguiu um papel de apoio na série (segunda temporada, capítulo 5).

Nas palavras dele:

"Alguns produtores me disseram que eu deveria dar uma chance à atuação. Então pensei:" Por que não? "É como fugir para se juntar ao circo, todo mundo quer fazê-lo quando jovem mas então você cresce e consegue um emprego. Mas alguém tem que fazer isso ou ninguém teria o circo. "

McGrath também filmou um docudrama de cinco partes para o Channel 4, onde deu vida a rainha abordada Elizabeth II. Lá, ela deu vida a uma jovem Margarita de Windsor.

Ela também trabalhou nos filmes Eden e Freakdog antes de se juntar ao elenco da série de fantasia arthur Merlin como a bruxa Morgana McGrath quase não conseguiu o papel na série devido ao fato de ela ter um sotaque irlandês, devido ao qual ela e seu co-estrela Colin Morgan receberam treinamento especial para o novo sotaque.

Em março de 2011, McGrath se juntou às filmagens do filme Christmas at Castlebury Hall, no papel principal de Jules Daly. Em setembro do mesmo ano, ela emprestou sua voz ao personagem de um breve futuro animado chamado Trìd an Stoirm. Algo mais tarde, no mesmo mês, ela assinou com Oriane Congost na minissérie Labyrinth.

Em 2013, ela se juntou ao elenco da série Drácula, onde deu vida a Lucy Westenra, uma aristocrata de Londres. Nesse mesmo ano, ela fez parte da nova série BBC, Dates. Em 2015, ela apareceu no novo filme da franquia Jurassic Park, onde interpretou a personagem de Zara Young.

Em 2016, ela interpretou Sarah Bennett, a personagem principal da série de terror antológica canadense Slasher.

Foi também em 2016 que foi anunciado que ela interpretaria o papel recorrente de Lena Luthor na segunda temporada da série Supergirl, um personagem que se tornaria o principal na terceira temporada da série. Ela também atuaria no filme de televisão Buttons.

Em 2017, ela aparece no filme dirigido por Guy Ritchie, Rei Arthur: Lenda da Espada, onde interpreta Elsa, a esposa do antagonista principal Vortigern.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2007 Pebble Tara
2011 W.E. Lady Thelma Furness
2012 O Príncipe e Eu Jules Daly
2012 Tríd an Stoirm Alice / Banshee Dublagem
2014 Leading Lady Jodi Rutherford
2015 Jurassic World Zara Young
2015 The Throwaways Gloria Miller
2017 King Arthur: Legend of the Sword Elsa

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2008 The Tudors Bess Episodio: "His Majesty's Pleasure"
2008 Freakdog Harriet Chambers
2008 The Roaring Twenties Vixen Miniserie
2008–2012 Merlin (telessérie) Morgana Pendragon 57 Episodios
2009 The Queen Princesa Margarita Episodio: "Margaret"
2011 A Princess for Christmas Jules Daly Filme de televisão
2012 Labyrinth Oriane Congost
2013 Dates Kate Foster
2013—2014 Dracula Lucy Westenra 10 Episodios
2016 Slasher Sarah Bennett 8 Episodios
2016 Buttons
2016—2021 Supergirl Lena Luthor 51 Episodios
2016—2017 Frontier Elizabeth Carruthers 7 Episodios
2019 Secret Bridesmaids Business Saskia Papel principal

Referências

  1. «Katie McGrath plays Morgana». BBC. 1 de setembro de 2008. Consultado em 26 de abril de 2009 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]