Krones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
KRONES AG
Indústria Engenharia Mecânica
Fundação 1951
Sede Neutraubling,  Alemanha
Pessoas-chave
  • Volker Kronseder, Presidente Executivo
  • Ernst Baumann, Presidente do Conselho Fiscal
Empregados 12.285 (2013)[1]
Faturamento 2,82 bilhões.EUR (2013)[1]
Página oficial http://www.krones.pt

A Krones AG é líder mundial[2] no fornecimento de linhas de engarrafamento para bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos, assim como produtos químicos em garrafas de plástico, vidro e latas. Com as suas máquinas, a Krones AG cobre todo o processo de produção, engarrafamentos embalagem e integra ainda por completo todos os sistemas de TI necessários. A Krones AG realiza também projetos completos para fábricas da indústria de bebidas. Além disso, a Krones AG é a única fabricante de máquinas para bebidas a possuir um sistema de reciclagem de garrafas PET que permite a reutilização destas rPET (PET reciclado) no sector de alimentos.

Na fabricação de garrafas PET, a empresa dedica uma atenção especial para a economia de material PET, tendo conquistado o Deutscher Verpackungspreis 2008, prêmio do Instituto Alemão de Embalagem, na categoria “embalagens de venda”[3] , com a garrafa PET para água sem gás de apenas 6,6 gramas, atualmente a mais leve do mercado[4] .

O programa de sustentabilidade “enviro”[5] é um padrão próprio da Krones para a concepção de máquinas e sistemas com eficiência energética. O usuário recebe a documentação dos valores de consumo através de um certificado do TÜV (organização certificadora alemã).[6]

Dados da empresa[editar | editar código-fonte]

A sede do grupo é em Neutraubling, perto de Regensburg. A empresa emprega um total de 12.285 trabalhadores, dos quais 9.098 na Alemanha [7] .

Máquinas e sistemas novos são produzidos exclusivamente nas fábricas alemãs em Neutraubling, Nittenau, Flensburg, Frisinga e Rosenheim. A empresa, voltada para mercados internacionais, realiza mais de 80% das suas vendas no estrangeiro e está representada em todo o mundo por meio de 40 sucursais.

Sucursais:

  • KIC Krones GmbH (adesivos de alta tecnologia para rótulos e embalagens cartonadas, bem como insumos de produção), Neutraubling, Alemanha.
  • KOSME S.R.L. (máquinas de engarrafamento e embalagem para empresas pequenas e médias), Roverbella, Itália.

completam a oferta de máquinas no segmento de envase de bebidas.

Em 2013 a Krones AG aumentou o seu número de patentes para mais de 3.150.[8]

Usina de produção Krones AG em Neutraubling

História[editar | editar código-fonte]

O desenvolvimento da Krones está intimamente ligado ao ambiente de um novo início na Alemanha depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1951, Hermann Kronseder, pai do atual presidente do Conselho Diretivo, começou a fabricar rotuladoras semi-automáticas em Neutraubling, segundo seus próprios desenhos/projetos. Devido ao êxito contínuo, o programa de máquinas foi, a partir dos anos 1960, ampliado para embaladoras e enchedoras. Em 1980, a empresa converteu-se na sociedade anônima atual Krones AG. A fim de oferecer uma gama completa de máquinas para o setor de bebidas, foram compradas as seguintes empresas:

  • 1983: Anton Steinecker Maschinenfabrik (construção de salas de fermentação), Frisinga, Alemanha.
  • 1988: Zierk Maschinenbau GmbH (lavadoras de garrafas), Flensburgo, Alemanha.
  • 1998: Max Kettner GmbH (encaixotadoras, embaladoras e paletizadoras), Rosenheim, Alemanha.
  • 2000: Sander Hansen A/S (sistemas de pasteurização), Brøndby, Dinamarca.

Desenvolvimento desde 1997[editar | editar código-fonte]

  • 1997 Início da produção de sopradoras para a fabricação de garrafas PET.
  • 2000 Fornecimento da primeira planta para enchimento asséptico de bebidas sensíveis[9] .
  • 2002 Construção da primeira planta de reciclagem de PET para o tratamento de garrafas PET e sua reutilização como matéria-prima apta para o contato com alimentos.
  • 2005 Ampliação da tecnologia de enchimento asséptica pelo processo de esterilização úmida com peróxido de hidrogênio (H2O2). Até então a Krones oferecia unicamente a esterilização com ácido peracético (PES). A partir desta data, a Krones passou a ser a única empresa a oferecer ambas as técnicas.
  • 2010 Lançamento da marca ProShape[10] – um método para a fabricação de recipientes de plástico ovais e assimétricos[11] .
  • 2010 Apresentação do novo sistema de aquecimento "FlexWave" para pré-formas. Feito à base da tecnologia de microondas, o sistema economiza energia na produção de garrafas PET.[12]
  • 2011 Introdução de LitePac[13] , uma variante de embalamento para bebidas completamente nova: as paletes das garrafas PET são equipadas com uma fita de aço e uma alça; desta forma, é possível reduzir em 75% o lixo produzido em comparação com as paletes que são embaladas com plástico[14] .

Estrutura da empresa[editar | editar código-fonte]

Enchedor de garrafas PET

Tecnologia em plásticos[editar | editar código-fonte]

O principal produto deste setor são as máquinas para moldagem por sopro, com uma produção de 12.800 até 80.000 garrafas/hora, para a produção de garrafas PET de até 3 litros. O sistema de reciclagem de PET tem como base um processo de lavagem de flocos de PET, com um controle de temperatura gradual e descontaminação.

Tecnologia de engarrafamento e embalagem[editar | editar código-fonte]

Stretch (direita)e enchedor (esquerda) em um mesmo bloco sem transportadores intermediários

O foco deste segmento é voltado para as máquinas de limpeza, enchimento e capsulagem, em um conceito de concentricidade. Desta forma, a Krones AG distingue-se de outros fabricantes que só usam sistemas lineares, visto que somente máquinas concêntricas são adequadas para trabalhos de alta performance, com produção de até 60.000 garrafas/hora ou 100.000 latas/hora. Essas máquinas permitem também um sistema de enchimento asséptico para as bebidas com um grau de pH elevado (>4,5). Neste caso, é feita uma desinfecção dos recipientes e das cápsulas com PES (ácido peracético) ou H2O2 (peróxido de hidrogênio). A Krone oferece um sistema de limpeza Cleaning in Place para instalações de manuseio de recipientes e engarrafamento. Com as máquinas de limpeza, inspecção e controle de garrafas e recipientes, assim como máquinas de rotulagem, ficam cobertas todas as demais etapas de trabalho na produção de bebidas. As máquinas de embalamento e paletização completam o portfólio de produtos da Krones AG.

Tecnologia de processos[editar | editar código-fonte]

Fabricação de cerveja

Com instalações para produção de cerveja, incluindo equipamentos de fermentação, armazenamento e os dispositivos de alimentação associados ao sistema, a Krones AG fornece o equipamento completo para as cervejarias. Para os produtores de refrigerantes, a Krones AG oferece equipamentos de carbonatação, mistura e espaços próprios para o xarope. Para a conservação das bebidas são usados sistemas de pasteurização ou sistemas de alto aquecimento. A tecnologia de válvulas de produção (própria da Krones AG) é integrada para ambas as indústrias.

Tecnologia da informação e fluxo de materiais[editar | editar código-fonte]

O gerenciamento do processo de produção, bem como a utilização de dados já disponíveis em sistemas integrados de gestão empresarial já utilizados pelo cliente, bem como outros produtos de TI complementam a gama de produtos da Krone AG. Com sistemas de logística próprios para matérias-primas, materiais excipientes e demais insumos de produção, a Krone cobre todo o fornecimento e entrega de material para a produção. Para tal são utilizados sistemas de armazenamento em bloco ou de depósito de estantes, que são integrados aos sistemas de TI desenvolvidos sob medida pela Krone.

Em janeiro de 2013 a empresa divulgou o fim de suas atividades no ramo de fluxo de materiais[15] e que novos projetos seriam futuramente executados pela firma Klug GmbH em Teunz, cujos 26% das ações pertenciam à Krone. A partir de 01/07/2014, as atividades da firma Klug GmbH foram assumidas em 100% pelo grupo austríaco TGW Logistics após sua declaração de insolvência em 24/04/2014.[16] Durante o processo de negociação, a Krone fez uma oferta e apresentou sugestões para um novo conceito, mas a adjudicação se deu em favor do Grupo TGW Logistics. A Krone AG deu como perdido o montante de 5 milhões de Euros investidos em Janeiro de 2013.[17]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Annual Report 2013
  2. an Langenscheidt, Bernd Venohr (Hrsg.): Lexikon der deutschen Weltmarktführer. Die Königsklasse deutscher Unternehmen in Wort und Bild. Deutsche Standards Editionen, Köln 2010, ISBN 978-3-86936-221-2.
  3. Konzeptstudie „Nitropouch“
  4. http://www.k-online.de/cipp/md_k/custom/pub/content,lang,2/oid,16084/ticket,g_u_e_s_t/~/Krones_Lightweight_bottle_PET_lite_6.6_proves_suitability_for_actual_practice.html
  5. http://www.krones.com/en/company/enviro.htm http://www.foodproductiondaily.com/Packaging/Krones-shows-green-credentials-through-Enviro-label
  6. CSR-Bericht 2010 http://www.4-traders.com/KRONES-AG-436341/news/KRONES-AG-TUV-SUD-confirms-compliance-with-enviro-criteria-for-the-Hydronomic-water-treatment-system-13882376/ * [http://www.4-traders.com/KRONES-AG-436341/news/KRONES-AG-Krones-Hydroclassic-water-treatment-system-for-small-outputs-13882378/ ]
  7. http://www.krones.com/downloads/GB_2013_Konzern_e.pdf
  8. Annual Report 2011
  9. vgl. Brauwelt 46/47 (2000), S. 2052
  10. http://www.plasticsnews.com/headlines2.html?id=23631
  11. Annual Report 2010
  12. [1]
  13. [2]
  14. vgl. Huber, Wolfgang, Gebindekonzept mit Zukunft, in: PackReport 06/2011, S. 18-19, Frankfurt/Main ISSN 0342-3743
  15. http://www.krones.com/de/presse/presseinformationen_26907.php
  16. http://www.logistik-heute.de/Logistik-News-Logistik-Nachrichten/Markt-News/11763/Klug-wird-zur-TGW-Software-Services-GmbH-umfirmiert-Logistik-IT-TGW-uebernim
  17. http://www.mittelbayerische.de/nachrichten/oberpfalz-bayern/artikel/klug-gmbh-findet-neuen-investor/1087000/klug-gmbh-findet-neuen-investor.html